Em Gálatas 6:14 a Palavra do Senhor diz: Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu, para o mundo.
Paulo disse que sua Glória estava no fato que aconteceu na Cruz do Calvário, na Cruz de Cristo.
Recordemos que Jesus foi crucificado entre dois salteadores. Aquelas outras cruzes, não têm nada a ver conosco, a Cruz de Cristo tem.
Portanto, Jesus Cristo, o único Deus, o Emanuel, o Deus conosco, o Cordeiro de Deus, Aquele que era, que é e será eternamente.
Aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida, foi e teve que ser pendurado numa cruz porque a cruz era uma morte maldita, no madeiro.
Mas por que a cruz? Porque a cruz e somente a morte na cruz poderia remover a maldição do pecado em nossa vida. Era preciso que fosse assim, diz a Palavra do Pai.
Gálatas 3:13 Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro).
Portanto a morte mais maldita, a morte mais intolerável, era a morte na cruz.
E disse que Ele nos resgatou da maldição do pecado e da lei, fazendo-se Ele mesmo maldição em nosso lugar.
Jesus nos resgatou e se tornou nosso substituto.
Ou seja, para que o pecado e a maldição saíssem da nossa vida, era preciso que todos nós passássemos pela cruz, mas Deus não poderia fazer isto.
Então, Ele se fez maldito.
Ele pegou o meu pecado, o teu pecado, a tua maldição, o castigo, a dor trouxe para a Sua vida e encravou tudo na Cruz do Calvário. Razão porque teve que ser a cruz.
Se não fosse a cruz, não haveria motivo de vida.
Vejamos 3 versículos bíblicos muito importantes:
Romanos 6:23 porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Portanto o que nos esperaria, o que nos restaria da nossa vida por causa do pecado era a morte; a morte física, que é, naturalmente, o fato que ocorrerá com todos nós, mas teríamos uma segunda morte, que seria espiritual.
Porque a Bíblia diz que o salário do pecado é a morte.
Ezequiel 18:4 Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.
Portanto o salário do pecado é a morte. A alma que pecar morrerá.
Romanos 5:12 Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram.
Quando eu uno esses três versículos, eu começo a ter uma visão e uma compreensão a me glorio na cruz de Cristo.
Vejamos Salmo 51:5 Eu nasci na iniqüidade, e em pecado me concebeu minha mãe.
Ou seja, quando eu nasci, quando minha mãe e meu pai me conceberam, já havia pecado na minha vida.
E como nós nascemos em pecado, alguém teria que morrer para remover o nosso pecado para sempre.
Jesus tomou o nosso lugar na cruz, Jesus foi o nosso substituto, Jesus pagou o preço por mim.
Preste atenção nessa revelação:
Nós nascemos em pecado e iniquidade, mas nós éramos ovelhas. Já éramos conhecidos de Deus.
Isaias, o profeta disse: por um pouco de tempo te deixei, mas logo, te cobri de misericórdia.
Esse pouco de tempo foi do nosso nascimento na carne até o dia que ouvimos Jesus e o recebemos como Salvador.
Só por um pouco de tempo!
Romanos 8:29-30 …. Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, a esses também chamou; e aos que chamou, a esses também justificou; e aos que justificou, a esses também glorificou.
Isto significa que quando nós nascemos, nós que somos da salvação, que temos a semente divina dentro de nós,diz a Palavra do Senhor, que já éramos conhecidos de antemão,
ou seja, a nossa vida, a nossa existência não começou quando nosso pai e mãe nos conceberem, ou no dia que mamãe nos teve, na verdade, nossa vida começa de antemão.
Quem conhece esses detalhes valoriza a sua vida espiritual.
A Palavra diz que Deus nos conheceu de antemão.
Quando Deus antes de haver terra, mar, sol, luz, estrelas, nos criou, o nosso espírito foi criado para a salvação.
Por isso, nós nascemos na carne, em pecado e em iniqüidade, mas na realidade sempre fomos ovelhas.
Portanto, nenhum de nós foi chamado para pertencer ao diabo. Nós fomos chamados para termos a imagem de Jesus.
Mesmo predestinados para Cristo, pelo direito ao livre arbítrio, tivemos a opção de escolher o caminho que Cristo determinou para nós, ou seguir o nosso próprio.
Mas glória a Deus, a vontade e o plano de Deus prevaleceram em nossa vida
Nós somos glorificados porque fomos justificados.
Fomos justificados porque fomos chamados e fomos chamados porque éramos predestinados.
Pedro explica isto com maestria. 1 Pedro 1:1-2 Pedro, apóstolo de Jesus Cristo, aos eleitos que são forasteiros da Dispersão no Ponto, Galácia, Capadócia, Ásia e Bitínia, eleitos, segundo a presciência de Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e a aspersão do sangue de Jesus Cristo, graça e paz vos sejam multiplicadas.
Ele diz que nós somos eleitos segundo a presciência de Deus.
A obra de Deus é de Deus, não é do homem.
João diz que …o homem não tem cousa alguma se do céu não lhe for dado.
Portanto,v. 3 Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,
para uma herança incorruptível, sem mácula, imarcescível, reservada nos céus para vós outros que sois guardados pelo poder de Deus, mediante a fé, para a salvação preparada para revelar-se no último tempo.
Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo; a quem, não havendo visto, amais; no qual, não vendo agora, mas crendo, exultais com alegria indizível e cheia de glória, obtendo o fim da vossa fé: a salvação da vossa alma.
Portanto, a morte é importante, mas a ressurreição é mais importante e mais forte.
Para uma herança incorruptível, ou seja, o que Deus promete não se corrompe, não tem mácula. Porque Deus diz na Palavra: imaculado. Imarcescível.
E sois guardados pelo poder de Deus.
Por isso é que se diz: quem é nascido de Deus, Deus o guarda e o maligno não lhe toca.
Porque é o poder de Deus que nos guarda.
mediante a fé para salvação, preparada para revelar-se nos últimos tempos.
Então, o predestinado e escolhido apesar e a despeito de passar por várias provações, sabe que o final disso é a salvação eterna da sua alma.
Então, nós estamos aqui, nos regozijando em Deus porque essa obra completa, está perfeita.
Paulo diz: eu para me gloriar, me glorio no que aconteceu ali na cruz.
Porque ele diz: lá ficou o castigo, lá ficou a dor, a angústia, o medo, a depressão, a pobreza, a miséria, o pecado, a maldição.
As coisas espirituais se discernem pelo Espírito.
v.9 Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz.
Eu vou falar alguns aspectos importantes que ocorreram na cruz do calvário.
1) Na cruz e na vitória da cruz, o plano da salvação se completou.
É o primeiro fato. E tudo começou em Gênesis 3:15 Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.
Quando Deus fala à serpente, Ele diz: olha serpente, eu vou por inimizade entre ti e a mulher. Entre a tua descendência e a dEle.’
Jesus está dizendo à serpente: Na terra haverá duas descendências: a tua descendência, serpente, os descendentes do diabo e os descendentes da salvação.
E este descendente da mulher, está se referindo a Jesus, ferirá a tua cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.
A grande guerra espiritual da humanidade. Diz que satanás vai ferir o calcanhar, mas que Jesus vai esmagar a cabeça da serpente.
Ferir a cabeça foi o que Jesus fez na cruz do calvário, para que se completasse o plano da salvação
e eu vou dizer uma coisa:
Você nunca mais podes ser derrotado por um inimigo que tenha a cabeça esmagada.
O inimigo foi derrotado por Jesus na cruz.
O inimigo não pode mais te controlar, não pode mais te manipular, não pode mais te humilhar, não pode mais te arruinar porque Jesus é o Senhor é o provedor.
Ele triunfou na cruz e Ele te deu toda herança, na cruz do calvário. Glória a Deus! O triunfo começa pelo plano perfeito da salvação.
A obra se completou a respeito da salvação.
2) Na cruz, Jesus venceu.
A voz das muitas águas venceu e hoje, por causa desta vitória de Jesus na cruz, quando nós oramos, demônios, espíritos enganadores e opressores fogem porque algo vitorioso aconteceu na cruz.
Apocalipse 12:10-12 Então, ouvi grande voz do céu, proclamando: Agora, veio a salvação, o poder, o reino do nosso Deus e a autoridade do seu Cristo, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que os acusa de dia e de noite, diante do nosso Deus. Eles, pois, o venceram por causa do sangue do Cordeiro e por causa da palavra do testemunho que deram e, mesmo em face da morte, não amaram a própria vida. Por isso, festejai, ó céus, e vós, os que neles habitais. Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta.
A cruz nos trouxe vitória.
É importante que a igreja de Jesus acredite na vitória do Sangue na cruz e também acredite no poder da palavra do testemunho.
Porque quando você dá um testemunho daquilo que Jesus fez por ti, daquilo que o Sangue fez em tua vida, sobrenaturalmente, é liberado um poder espiritual superior a qualquer poder que destrói o adversário.
3) Na cruz, nós fomos redimidos das garras do diabo.
Salmo 107:2 Digam-no os remidos do SENHOR, os que ele resgatou da mão do inimigo.
Imaginem os irmãos amados, que nós antes de termos Jesus, Paulo diz aos Efésios 2:3, fazíamos a vontade de satanás. Andávamos como os demais, como se fossemos filhos da ira. entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.
Paulo disse aos Coríntios: algumas coisas nem digo por causa da vergonha.
Então, este foi o tempo da ignorância. Foi o tempo que estávamos nas garras de satanás.
4) A vitória da cruz, e nela nos gloriamos, fez com que a maldição da Lei fosse removida.
Romanos 10:4 diz Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
O fim da Lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê. Nós vivemos num pacto melhor e superior porque a lei terminou.
O fim da lei é Cristo. Cristo veio cumprir a lei.
Ele se tornou Cordeiro.
João Batista quando viu Jesus disse: eis o Cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo!
Ele não disse que tiraria apenas uma parte dos pecados do mundo, 50% os outros 50 % os homens teriam que se virar. Ele não disse isso.
Jesus disse A obra de Jesus foi completa.
Há pessoas que sofrem muito aí fora. Nós estamos fazendo uma reforma nos valores espirituais.
Romanos 8:1 Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.
Agora, já que temos Jesus, já não há porque seguir a Lei, ela foi removida na cruz.
É por isso que Paulo disse: eu só me glorio na cruz.
Já foi removida a condenação.
O que é condenação? É aquela culpa diabólica que a Lei impõe sobre a vida das pessoas. São aquelas regras, aquelas leis, aqueles costumes, aquele legalismo, aquela acusação.
Gálatas 5:1 Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão.
Paulo está explicando aqui duas coisas muito importantes que a igreja tem que saber, hoje.
Em 2 Coríntios 5:17 diz se alguém está em Cristo é nova criatura, as coisas antigas se passaram e eis que se fizeram novas.
Quem tem DNA de pecado, peca e não pergunta a ninguém para pecar.
Agora, quem tem a semente divina foge do pecado. O pecado assedia mas quem é de Deus foge do pecado.
Quem tem DNA de pecado peca mesmo.
Romanos 5:20 Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça,
O que aconteceu depois que recebemos Jesus? Superabundou a Graça de Deus. Se nós estamos na super graça.
A nossa fé é uma super fé.
Isaias 1:18 diz isto: Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã.
Isto foi na Cruz do Calvário.
5) A vitória na cruz nos trouxe paz com Deus.
Colossenses 1:20-23 diz: e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus. E a vós outros também que, outrora, éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis, se é que permaneceis na fé, alicerçados e firmes, não vos deixando afastar da esperança do evangelho que ouvistes e que foi pregado a toda criatura debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, me tornei ministro.
Nós não fizemos a paz. Ele fez a paz. Cristo fez a paz pela cruz. Na cruz a separação acabou, nós fomos reconciliados.
Hoje nós temos paz.
Filipenses 4:7 E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.
Isto é a paz de Deus.
Romanos 5:1: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;
João 16:33 Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.
Tem paz em Cristo. João 14:27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
A minha paz não é como a do mundo, que é feita de bebida alcoólica, de cheirar cocaína. Não te atemorizes. Não tenhas medo da vida. A paz de Deus está na tua vida.
6) Na Cruz a autoridade do inimigo terminou para sempre.
Colossenses 2:15 e, despojando os principados e as potestades, publicamente os expôs ao desprezo, triunfando deles na cruz.
O mundo todo viu. Jesus triunfou.
Hebreus 2:14 Visto, pois, que os filhos têm participação comum de carne e sangue, destes também ele, igualmente, participou, para que, por sua morte, destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o diabo,
Então ele não pode mais entrar na tua vida. Não pode existir um cristão possesso, não existe.
O teu corpo está fechado. Tu és propriedade exclusiva de Deus. És templo do Espírito Santo. A autoridade do inimigo terminou sobre a nossa vida.
1 João 3:8 Aquele que pratica o pecado procede do diabo, porque o diabo vive pecando desde o princípio. Para isto se manifestou o Filho de Deus: para destruir as obras do diabo.
Ele foi derrotado pra sempre pelo Sangue de Jesus. Nada pode contra ti. As portas do inferno não podem prevalecer.
Mateus 16:18 Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
7) Doenças e enfermidades terminaram na cruz do calvário.
1 Pedro 2:24 carregando ele mesmo em seu corpo, sobre o madeiro, os nossos pecados, para que nós, mortos para os pecados, vivamos para a justiça; por suas chagas, fostes sarados.
Portanto, nunca mais digas que és um pecador. Você tem Jesus. Você é santo. És justo.
Tens paz com Deus. Diz: pelas chagas de Cristo eu já fui sarado. Então, Ele é o mesmo ontem, hoje e para sempre.
O seu amor é o mesmo.
A sua Graça é a mesma.
A sua paz é a mesma e a sua cura é a mesma.
O que Ele fez em Jerusalém, o que Ele fez no Mar da Galiléia, Ele pode fazer hoje, aqui e agora. Ele pode fazer na América. No Canadá. Em Lisboa. Na Espanha, Inglaterra, África, Angola, Moçambique, no Oriente Médio. Ele é o mesmo.
8) Na cruz a nossa morte acabou. A morte morreu.
João 11:25-26 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida.
Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente. Crês isto?
São os grandes mistérios da Bíblia.
Ainda que morramos na carne, nós vamos viver eternamente ou seja, é bom saberes disto porque não há purgatório. Isso é uma mentira.
A pessoa que morre em Cristo, vive eternamente.
Quem não morre em Cristo eternamente sofrerá.
Apocalipse 1:18 diz: e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno.
Deus não é um Deus de ovelhas mortas. Não existe nenhuma ovelha morta em nenhum cemitério daqui desta cidade.
Existe o pó que voltou ao pó. Mas ovelhas mortas, não.
A Bíblia diz ainda que morra, viverá. Lucas 23:43 Ele disse: Jesus lhe respondeu: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no paraíso.
Quando nós pararmos de respirar, na próxima respiração já estamos com o Senhor, num lugar chamado Seio de Abraão Davi, sabia dessa verdade por isso, ele disse no
Salmo 23-4 Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum,porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam
.
Nós não temos que temer a morte, porque a morte morreu na cruz.
Acabou o cativeiro.
Acabou aquele que nos prendia, aquele que nos humilhava, aquele que nos adoecia.
A vitória chegou. Ele ressuscitou! Ele está vivo!
Maior é aquele que está em nós do aquele que está neste mundo.
Então, a cruz de Cristo é motivo de glória.
O Sangue ali derramado faz com que estejamos aqui livres. Ele morreu, mas ressuscitou.
Ele está vivo.
A cruz traz vitória, traz vida, traz prosperidade, traz saúde, traz liberdade no Cristo que ressuscitou.
Se há alguma coisa que nós temos que nos gloriar, gloriemo-nos na Cruz.
Porque esses itens que foram demonstrados aqui, junto com mais outras centenas, fazem de nós cidadãos do Reino, eleitos para viver a eternidade.
Assim seja! Assim disse o Senhor, em Nome de Jesus, Amém!