Salmos 22:3 Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel.
Em continuidade ao estudo sobre entrar na Sala do Trono, no Santo dos Santos, vamos detalhar a adoração, como meio de agradar e glorificar a Deus.
Deus habita no meio dos louvores, e procura adoradores que o adore em espírito e em verdade.
Como podemos adorar ao Senhor em espírito e em verdade?
Em primeiro lugar, refletindo sobre quem é Deus e agradecendo-lhe pelas coisas que nos revelou a respeito de Si mesmo, pelo seu Espírito que em nós habita.
Adorar em oração significa permitir que nosso espírito celebre o que Deus revelou a respeito de Suas obras no passado – tanto recente como distante – e o que Ele nos contou sobre Si mesmo.
Lentamente, ao revermos essas coisas com um espírito de gratidão e de reconhecimento, podemos sentir que nosso espírito começa a se expandir, a absorver a ampla realidade da presença de Deus.
Lentamente nossa consciência se capacita para aceitar o fato de que o universo à nossa volta não é fechado nem limitado, mas, na verdade, ele se expande tanto quanto o Criador deseja.
Ao adorar, lembramo-nos quanto Ele é Grande, Poderoso, Soberano, Absoluto, mas bem próximo, amigo, Fiel, companheiro, ajudador.
A palavra “adorar” tem diferentes significados e sentidos, de acordo com o contexto em que são colocadas.
Tipo: “adoro peixe defumado”; “Rodolfo Valentino foi um ídolo adorado”;
ou
“Então me lancei a seus pés para adorá-lo, mas ele me disse: Olha, não faças tal; sou conservo teu e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus; adora a Deus; pois o testemunho de Jesus é o espírito da profecia.” (Apo.19:10).
Vamos falar sobre adoração, no sentido bíblico, e não no sentido coloquial ou gramatical da palavra.
Adoração, não se confunde com louvor. São duas coisas distintas, muito
embora essa distinção não seja do conhecimento da maioria dos participantes da igreja.
Enquanto que o louvor é “fruto de lábios que confessam o nome de Jesus” (Heb.13:15)
a adoração não precisa de motivos.
Não existe amor à primeira vista. Existe paixão à primeira vista.
Precisamos aprender a amar as pessoas. Elas precisam cativar nosso amor. Nós precisamos cativar seu amor.
Mas há certas pessoas que não precisam fazer nada para que as amemos. Nós as amamos simplesmente pelo que elas são: nossos filhos.
Nossos filhos não fizeram nada para que os amássemos. E nós os amamos pelo simples fato de serem nossos filhos. Quem tem filhos e os ama entende o que quero dizer.
Por que amamos nossos filhos desde antes de nascerem? Não sei. Não há explicação. Ao contrário das demais pessoas que precisam cativar nosso amor, o amor pelos filhos nasce com eles. Aliás, já existe antes mesmo que nasçam (mas nós temos que cativar o amor de nossos filhos).
Assim também deve ser a adoração. Não precisa de motivos, de fundamentos.
Deus não precisa fazer nada para que O adoremos. Senão não é adoração. É louvor.
Para que um cristão comece a ADORAR a Deus, precisa ter comunhão, conhecimento, contato, ligação com Deus.
Se assim não for, estaremos na mesma adoração dos habitantes de Atenas
(Atos 17).
Adorar a Deus é reconhecer e confessar a sua glória, o seu poder, a sua majestade, a sua magnificência, não importando o que Ele faça ou deixe de fazer.
A adoração é pelo que Deus é.
Na adoração, nos humilhamos diante de Deus, reconhecemos e exaltamos a glória, majestade e poder. Às vezes mesmo sem palavras.
Na adoração nada se pede, nada se reivindica, nada se agradece. Apenas se exalta, se glorifica ao Senhor nosso Deus.
Apenas… se adora, e se alegra pela simples presença de Deus.
“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nas vides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que o rebanho seja exterminado da malhada e nos currais não haja gado, todavia eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é minha força, ele fará os meus pés como os da corça, e me fará andar sobre os meus lugares altos.” (Hab.3:17-19)
RECEBA AGORA ALGUNS EXEMPLO DE ORAÇÃO DE ADORAÇÃO PARA VOCÊ PRATICAR E EXERCITAR SUA FÉ:
1. – Meu Pai, sou um adorador e abro meu coração para derramar diante de ti meu amor e profunda adoração. Glória e majestade estão diante de ti, força e formosura no teu santuário. Tributo a ti glória e força. Tributo a ti glória devida ao teu nome. Eu te adoro, ó Senhor, na beleza da tua santidade, tremo diante de ti e te temo reverentemente.
2. – Venho a ti, adoro e prostro-me aos teus pés; ajoelho-me diante de ti, meu criador, porque és o meu Deus, e eu povo do teu pasto e ovelha que conduzes.
3. – Exalto-te, Senhor meu Deus, e prostro-me diante do escabelo de teus pés, porque és santo. Exalto-te Senhor, meu Deus, e adoro-te, no teu santo nome, porque tu és santo.
4. – Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão diante de ti, Senhor, e glorificarão o teu nome. Porque tu és grande e opera maravilhas; só tu és Deus. Glorificarei o teu nome para sempre. Toda a Terra te adorará e te cantará louvores; eles cantarão o teu nome. Ó Senhor dos Exércitos, quem é poderoso como tu, Senhor, com a tua fidelidade ao redor de ti? Tu tens um braço poderoso; forte é a tua mão, e elevada a tua destra. Justiça e juízo são a base do teu trono; benignidade e verdade vão adiante de ti.
5. – Somente a ti adorarei e servirei, em espírito e em verdade. Só tu és digno, de receber a glória e a honra e o poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade existiram e foram criadas. A ti, portanto, seja o louvor, e a honra e a glória, e o domínio pelos séculos dos séculos. Amém.
6. – Santo, santo, santo és tu, Senhor Deus, o todo-poderoso, aquele que era, que é e que há de vir. Santo, santo, és tu, Senhor dos exércitos; a Terra toda está cheia de tua glória.
7. – Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! Quem não temerá e glorificará o teu nome, ó Senhor? Pois só teu nome és santo; por isso todas as nações virão e adorarão diante de ti, porque os teus atos de justiça se fizeram manifestos. A tua destra, ó Senhor, é gloriosa em poder; a tua destra, ó Senhor, destroça o inimigo. Quem entre os deuses é como tu, ó Senhor? Quem é como tu, poderoso em santidade, admirável em louvores, que opera maravilhas? Tu reinarás eterna e perpetuamente. Portanto és
grandioso, ó Senhor Jeová, porque ninguém há semelhante a ti, e não há Deus senão tu só. Porque tu és grande e opera maravilhas; só tu és Deus.
8. – Glorioso és tu, mais majestoso do que os montes eternos. Tu és tremendo! Quão grandes são, ó Senhor, as tuas obras! Quão profundos são os teus pensamentos! O teu trono está firme desde a antiguidade; desde a eternidade tu existes.
9. – Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os teus juízos e quão inescrutáveis os teus caminhos! Quem, pois, conheceu a tua mente, Senhor? Ou quem foi o teu conselheiro? Ou quem primeiro te deu para que lhe venha a ser restituído? Porque tuas, por meio de ti são todas as coisas. A ti, pois, a glória eternamente. Amém.
Desta Forma, desenvolva sua intimidade com Deus, através de um relacionamento de Ação de Graças, isto é, através da adoração, como forma de engrandecer e exaltar o Deus da sua salvação, e poder entrar na Sala do Trono.
>>> Continua…
Deus busca adoradores, que o adore em espírito e em verdade. Seja esse adorador, e aprenda a se relacionar em espírito, através da obra do Espírito Santo em sua vida,
e sua vida ganhará sentido e o Senhor será honrado pelos seus frutos, em Nome de Jesus, Amém!