ORAÇÃO PROFÉTICA DE NOÉ

Dando prosseguimento ao estudo de RELACIONAMENTO COM DEUS, estamos tratando sobre os relacionamentos exemplificados na Bíblia através dos personagens que nela Deus referência.

Ainda falando de Noé, hoje trataremos sobre uma das partes mais controvérsias da sua história, que é a famosa maldição lançada contra seu neto Canaã.

Agora é muito importante que você possa estar atento, e entenda as verdades espirituais expostas nessa passagem que vamos exibir, pois, a proposta deste estudo é demonstrar uma releitura das concepções até então assumidas sobre esse assunto, mas agora reveladas na ótica da oração e na visão da Relação do homem com Deus e da Trindade para com o homem de forma mais profunda e plena da Luz de Cristo, que é a Verdade.

Iremos, portanto, além daquilo que normalmente é apresentado entre os diversos comentaristas e estudiosos da Bíblia, já que eles tratam esse assunto como uma simples declaração de maldição, apenas como uma expressão da ira de um homem que tinha sido injuriado.

O que vamos apresentar e desenvolver neste estudo é a manifestação do Espírito de revelação, através da expressão da Palavra de Conhecimento que Deus deu a Noé.

Vamos iniciar essa revelação tão extraordinária:

Gênesis 9:18 Ora, os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; e Cão é o pai de Canaã.
19. Estes três foram os filhos de Noé; e destes foi povoada toda a terra.
20. E começou Noé a cultivar a terra e plantou uma vinha.
21. Bebeu do vinho, e embriagou-se; e achava-se nu dentro da sua tenda.
22. E Cam, pai de Canaã, viu a nudez de seu pai, e o contou a seus dois irmãos que estavam fora.
23. Então tomaram Sem e Jafé uma capa, e puseram-na sobre os seus ombros, e andando virados para trás, cobriram a nudez de seu pai, tendo os rostos virados, de maneira que não viram a nudez de seu pai.
24. Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera;
25. e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos.
26. Disse mais: Bendito seja o Senhor, o Deus de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.
27. Alargue Deus a Jafé, e habite Jafé nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo.

Moisés nessa passagem fala do repovoamento da terra pelos filhos de Noé.

Depois do dilúvio, Noé começou a lavrar a terra, plantando uma vinha.

O resultado do seu trabalho foi o fruto da videira, vinho.

Muitos ficam incomodados diante da deplorável situação de Noé, o homem que antes do dilúvio fora descrito como “justo e íntegro entre seus contemporâneos” (6:9).

Embora não devamos procurar desculpas para Noé, precisamos reconhecer que Moisés não ressalta sua culpa, e sim o atitude de Cam.

Enquanto Sem e Jafé se recusaram a entrar, Cam não teve tantas reservas.

Gn 9.22 Cam, pai de Canaã, vendo a nudez do pai, fê-lo saber, fora, a seus dois irmãos.

Qualquer que tenha sido a falta de Noé, ele estava na privacidade da sua própria tenda (9:21).

E era assim que Sem e Jafé queriam.

No entanto, Cam entrou, violando o princípio da privacidade, e, além de não ajudar seu pai, Cam não fez nada para preservar a dignidade dele.

Ele não cuidou para que Noé fosse devidamente coberto.

Em vez disso, ele saiu da tenda e descreveu claramente a seus irmãos o desatino que tinha tomado conta de seu pai.

As medidas tomadas por Sem e Jafé para não ver a nudez do pai parecem meio radicais numa sociedade sexualmente permissiva.

Colocando “a” roupa, aquela com que Noé deveria se vestir, em seus próprios ombros, eles entraram de costas na tenda.

Sem olhar para o pai, eles o cobriram e saíram de lá.

Na manhã seguinte, quando acordou da bebedeira, Noé tomou conhecimento do acontecido.

Não sabemos como ele soube disso.

Talvez ele estivesse consciente o suficiente para se lembrar dos acontecimentos da noite anterior.

Uma coisa é certa — Sem e Jafé não disseram nada a ele, nem a ninguém.

Desconfio que a estória já estivesse na boca do povo na manhã seguinte e, com toda probabilidade, por causa de Cam.

Se ele não hesitou em contar aos irmãos, por que não contaria a todo mundo?

Sem levar em conta a fonte de informação de Noé, sua reação teve grandes implicações.

Qual a dedução normalmente assumida e amplamente divulgada:

Canaã, o filho mais novo de Cam, foi amaldiçoado por Noé, por este estar com raiva de Cam.

Nesse sentido, a maldição de Canaã ganha intensidade nesses três versículos.

No versículo 25, ele será servo dos seus irmãos; nos versículos 26 e 27, servo dos irmãos de seu pai, Sem e Jafé.

Mas, apostolicamente, podemos extrair desse texto bíblicos as seguintes verdades espirituais:


1) Cam não foi amaldiçoado nesta passagem, e sim Canaã.

2) Canaã não foi o pai dos povos negros, como muitos acham, mas sim foi pai dos cananeus que viveram na Palestina e eram, e ainda são, uma ameaça para os israelitas.

3) Além disso, Canaã seria subjugado todas as vezes que Jafé estivesse unido a Sem.

A questão que se levanta na maldição de Canaã é: por que Deus amaldiçoou Canaã pelo pecado de Cam?

E mais, por que Deus amaldiçoou os Cananeus, uma nação, pelo pecado de um único homem?

A resposta a esta questão é que as palavras de Noé não foram só de benção e maldição, mas, principalmente, de profecia.

Embora seja verdade que os pecados dos pais visitem os filhos, isso é somente “até a terceira e quarta geração” (Êxodo 20:5).

Se esse princípio tivesse sido aplicado, todos os filhos de Cam deveriam ter sido amaldiçoados.

REVELAÇÃO PROFÉTICA DE NOÉ

Revelação é o ato de falar segundo a direção de Deus, é trazer no tempo presente coisas que acontecerão no futuro, ou em outros ambientes e até mesmo no passado, mas que somente Deus poderia ter revelado.

Foi exatamente assim que aconteceu com Noé.

Tanto na primeira situação, onde o Senhor Deus chamou a Noé, com 500 anos e disse: vai chover..

Isso era pura profecia, pois até aquele momento, essa condição climática nunca tinha acontecido, e ninguém teria a condição de prevê-la.

Da mesma forma o Senhor visitou a Noé, num ambiente em que ele tinha sido constrangido para demonstrar que aquela situação iria se agravar a tal ponto de uma total degradação que aconteceria especificamente na descendente de Canaã, e também as benção relativas aos descendentes de Sem e Jafé.

ESSA PROFECIA FOI A MANIFESTAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO ATRAVÉS DA BOCA DE NOÉ COM A PALAVRA DE CONHECIMENTO

(Palavra de Conhecimento ou Ciência é uma revelação sobrenatural, algo que Deus declara ao homem conforme a Sua vontade, lhe dando visão e consciência de fatos e acontecimentos que estão além do seu alcance, seja no tempo ou na condição)

Portanto, não foi Noé que amaldiçoou Canaã, como todos tem proclamado durante séculos, durante suas explicações bíblicas. Não foi isso!

O que aconteceu de fato, foi Noé ser usado por Deus para declarar o que aconteceria numa geração vindoura, decorrente da degradação já implantada e praticada, mas que resultaria em fracasso e frustrações dos seus proponentes.

Da mesma forma o Senhor trouxe a palavra reveladora a Abraão:

Gn 15.13 Então disse o Senhor a Abrão: Sabe com certeza que a tua descendência será peregrina em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos;
14. sabe também que eu julgarei a nação a qual ela tem de servir; e depois sairá com muitos bens.
15. Tu, porém, irás em paz para teus pais; em boa velhice serás sepultado.
16. Na quarta geração, porém, voltarão para cá; porque a medida da iniqüidade dos amorreus não está ainda cheia.

APRENDIZADO DESSA LIÇÃO

O que aprendemos nessas manifestações é que o Senhor revela seus segredos aos seus profetas

Amós 3.7 Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem ter revelado o seu segredo aos seus servos, os profetas.

Isso implica que o novo tempo que Noé estava vivendo seria marcado por uma condução divina, e os Seus planos se cumpririam na terra através da descendência de Sem, e que toda oposição contrária seria condenada e condicionada a submissão dos vencedores.

Além disso, o que podemos tirar dessa lição é que os planos do Senhor jamais falharão e que Ele escolhe ungidos seus para realizar sua vontade, mas também para revelar e trazer o conhecimento da sua vontade, e isso somente é possível através de uma vida de oração e de um relacionamento profundo com Deus, como foi o caso de Noé.

Através da manifestação do Espírito de Conhecimento, Noé previu que as falhas morais demonstradas por Cam seriam manifestadas em sua totalidade em Canaã e em sua descendência.

A ênfase, então, está no fato de que os cananeus seriam amaldiçoados por causa do seu próprio pecado, não em decorrência de uma vida de pecado de Cam, Canaã e seus descendentes.


DETALHES DA PROFECIA DE NOÉ

As palavras de Noé, portanto, contém uma manifestação do Espírito de revelação que se explica da seguinte forma:

Canaã iria refletir mais amplamente as falhas morais de seu pai, Cam.

E os cananeus iriam manifestar essas mesmas tendências em sua sociedade.

Devido à pecaminosidade dos cananeus prevista por Noé, a revelação de Deus foi uma grande proferida, que se cumpriu na totalidade.

O que mais podemos aprender nessa profecia:

No versículo 26, não é Sem quem é bendito, mas seu Deus: “Bendito seja o Senhor, Deus de Sem, e Canaã lhe seja servo” (Gênesis 9:26).

Com isso a linhagem piedosa seria preservada por meio de Sem.

Da sua descendência viria o Messias.

A bênção não vem de Sem, mas por intermédio dele.

A bênção emana do seu relacionamento com Yahweh, o Deus da aliança de Israel.

E a servidão de Canaã é uma das evidências dessa bênção.

Deuteronômio 28:7-9 O SENHOR fará que sejam derrotados na tua presença os inimigos que se levantarem contra ti; por um caminho, sairão contra ti, mas, por sete caminhos, fugirão da tua presença. O Senhor determinará que a bênção esteja no teu celeiro em tudo que colocares a mão; e te abençoará na terra que te dá o Senhor, teu Deus. O Senhor te constituirá para si em povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos.

Assim como a bênção de Sem consistia no seu relacionamento com Yahweh, Jafé seria abençoado no seu relacionamento com Sem.

Gênesis 9:27 Engrandeça Deus a Jafé, e habite ele nas tendas de Sem; e Canaã lhe seja servo.

O nome “Jafé” signifique “engrandecer” ou “alargar”.

A bênção de Jafé deve ser encontrada no seu relacionamento com Sem e não independentemente.

Essa promessa é declarada mais especificamente no capítulo 12, versículo 3: “Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra”.

Deus prometeu abençoar Abrão, e nele, as outras nações.

Quem abençoasse Abrão receberia as bênçãos de Deus, enquanto quem o amaldiçoasse seria amaldiçoado.

A Tábua das Nações (10:1-32)

O caráter daqueles três indivíduos e o destino de cada um deles será refletido corporativamente nas nações que deles emergirem.

A ordem empregada para tratar dos três filhos de Noé reflete a ênfase e o objetivo de Moisés.

Jafé é abordado primeiro porque é o menos importante no tema que está sendo desenvolvido.

Cam é o seguinte devido ao papel importante desempenhado pelos cananeus na história de Israel.

Sem é mencionado por último porque ele é o personagem principal do capítulo.

Ele é aquele por intermédio de quem virá o “descendente da mulher”.

A linhagem piedosa será preservada por meio de Sem.

A tábua das nações mostra uma seletividade que também é útil para o entendimento do propósito de Deus..

Somente as nações que são descritas irão desempenhar um papel chave no desenvolvimento nacional de Israel na terra de Canaã.

Em geral, a identidade dos descendentes dos três filhos de Noé é bem conhecida.

De Jafé vêm os indo-europeus, dos quais os mais conhecidos seriam os gregos.

A maioria de nós seria da linhagem de Jafé.

Cam foi o antepassado daqueles que construíram grandes cidades e impérios, incluindo a Babilônia, a Assíria, Nínive e o Egito.

Pute, provavelmente, foi o pai dos povos negros.

De Canaã vieram as nações normalmente conhecidas como os cananeus:

Canaã gerou a Sidom, seu primogênito, e a Hete, e aos jebuseus, aos amorreus, aos girgaseus, aos heveus, aos arqueus, aos sineus, aos arvadeus, aos zemareus, e os hamateus; e depois se espalharam as famílias dos cananeus. (Gênesis 10:15-18, cf. Deuteronômio 20:17)

O território deles era aquele diretamente ligado a Israel:

E o limite dos cananeus foi desde Sidom, indo para Gerar, até Gaza, indo para Sodoma, Gomorra, Admá e Zeboim, até Lasa. (Gênesis 10:19)

Sem é o antepassado que deu origem aos semitas.

O descendente mais proeminente de Sem é Éber, pai de Pelegue (10:25), antepassado de Abrão (cf. 11:14-26).

Os capítulos 9 e 10 de Gênesis foram vitais à nação de Israel por terem precedido a ocupação da terra prometida de Canaã.

A profecia lançada, revelando o futuro de Canaã explicou a origem da depravação moral dos cananeus da sua época.

Mais do que qualquer outro povo, sua depravação sexual é comprovada pelas descobertas arqueológicas.

A comparação de objetos de culto e textos mitológicos dos cananeus com os dos egípcios e mesopotâmios leva a uma única conclusão: a religião dos cananeus era totalmente voltada para o sexo e suas manifestações.

Em nenhum outro país têm sido encontradas tantas estatuetas de deusas da fertilidade nuas, algumas claramente obscenas.

Em nenhum outro lugar a adoração de serpentes aparece com tanta força.

As duas deusas, Astarte (Astarote) e Anate, são chamadas de “as grandes deusas que concebem, mas não dão à luz”.

Além de explicar a razão para o extermínio dos cananeus, Gênesis 10 ajuda também a identificá-los:

Aqui os cananeus são especificados, pois Moisés sabia que Israel teria muitas ligações com aqueles povos (cf. 15:16), e os israelitas precisavam saber claramente quais eram cananeus e quais não eram, pois tinham o dever de expulsá-los da terra de Canaã (Deuteronômio 20:17 e paralelos).12

Infelizmente, precisamos reconhecer que Israel deixou de aplicar totalmente o ensino desta passagem.

Eles não destruíram por completo os cananeus e até se casaram com eles, para seu próprio prejuízo.

Há uma grande lição para nós nesta porção da Escritura:


1 Coríntios 10:6-12 “Ora, estas coisas se tornaram exemplos para nós, a fim de que não cobicemos as coisas más, como eles cobiçaram.

Não vos façais, pois, idólatras, como alguns deles; porquanto está escrito: O POVO ASSENTOU-SE PARA COMER E BEBER E LEVANTOU-SE PARA DIVERTIR-SE.

E não pratiquemos imoralidade, como alguns deles o fizeram, e caíram, num só dia, vinte e três mil.

Não ponhamos o Senhor à prova, como alguns deles já fizeram e pereceram pelas mordeduras das serpentes.

Nem murmureis, como alguns deles murmuraram e foram destruídos pelo exterminador.

Estas coisas lhes sobrevieram como exemplos e foram escritas para advertência nossa, de nós outros sobre quem os fins dos séculos têm chegado.

Aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia.”

É muito difícil para nós ficar impressionado com o fato de Noé estar estendido nu e bêbado em sua tenda.

Afinal, alguns poderiam dizer: “Será que o pecado dele prejudicou alguém?

Ele não estava nu na privacidade da sua tenda?”

Ficamos mais surpresos com as medidas “extremas” tomadas por Sem e Jafé do que com a nudez de Noé, é ou não é?

O grande problema dos nossos dias é que quase não há mais identificação com o tipo de atitude ou ação dos dois filhos piedosos de Noé, Sem e Jafé.

Nós não ficamos envergonhados, nem chocados com o que aconteceu com Noé em sua tenda.

E a razão disso é o que torna esta passagem realmente chocante:

fazemos parte de uma sociedade que não se envergonha, nem se escandaliza diante da indecência moral e sexual.

Praticamente todo tipo de intimidade sexual é retratado nos filmes e nas telas da TV.

Mesmo condutas anormais e pervertidas têm se tornado rotineiras para nós.

Deus nos perdoe por não ficarmos mais chocados e envergonhados.

Deus nos guarde dos pecados dos cananeus.

Deus nos ensine o valor da pureza moral e a sermos implacáveis com o pecado.

Que não deixemos o pecado habitar entre nós, como este texto ensinou a Israel.

Mas existe ainda um outro nível de aplicação.

A maioria de nós tende a pensar em santidade em termos dos pecados que cometemos ou evitamos.

Esta história nos diz que um dos testes do caráter cristão é a nossa reação aos pecados dos outros.


Gálatas 6:1 Irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-o com espírito de brandura; e guarda-te para que não sejas também tentado.

1 Pedro 4:8 Acima de tudo, porém, tende amor intenso uns para com os outros, porque o amor cobre multidão de pecados.

Ao contrário de Cam, devemos aplicar o princípio da privacidade reiterado por Paulo em

Efésios 5:11-12 E não sejais cúmplices nas obras infrutíferas das trevas; antes, porém, reprovai-as. Porque o que eles fazem em oculto, o só referir é vergonha.

Judas 23 Salvai-os, arrebatando-os do fogo; quanto a outros, sede também compassivos em temor, detestando até a roupa contaminada pela carne.

Finalmente, Judas nos fala sobre o ódio que devemos sentir pelo pecado e sobre o desejo de santidade de permanecer puros para a glória de Deus.

Não podemos odiar o pecador, mas o pecado, sim. Não devemos nos afastar daquele que caiu, mas arrancá-lo do fogo.

A ordem de Deus para destruição dos cananeus tem incomodado tanto os cristãos como não cristãos:

Deuteronômio 20:16-18 Porém, das cidades destas nações que o Senhor, teu Deus, te dá em herança, não deixarás com vida tudo o que tem fôlego. Antes, como te ordenou o Senhor, teu Deus, destrui-las-á totalmente: os heteus, os amorreus, os cananeus, os ferezeus, os heveus e os jebuseus, para que não vos ensinem a fazer segundo todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, pois pecaríeis contra o Senhor, vosso Deus.

Embora seja provável que a matança dos cananeus irá sempre nos causar uma certa apreensão, Gênesis capítulo 9 aumenta muito o nosso entendimento do problema.

Precisamos compreender que assimilar essa ordem foi muito mais difícil para os antigos israelitas do que é para nós hoje.

Josué 11.20 Porquanto do Senhor veio o endurecimento dos seus corações para saírem à guerra contra Israel, a fim de que fossem destruídos totalmente, e não achassem piedade alguma, mas fossem exterminados, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Se Deus não tivesse endurecido o coração dos cananeus para não fazerem alianças com Israel, Israel provavelmente não teria tentado obedecer com tanto rigor ao mandamento do Senhor para destruí-los.

Talvez seja um pouco complicado para nós avaliar a situação enfrentada por Israel antes de tomar posse da terra dos cananeus.

Havia pouco ou nenhum contato com aqueles povos pagãos.

Eles devem ter achado muito difícil entender as razões para tratar seus inimigos, os cananeus, sem nenhuma misericórdia.

Gênesis capítulo 9 coloca as coisas em perspectiva.

Ele explica a origem das nações com as quais Israel, de algum modo, precisava se relacionar ao longo da história.

Em particular, esta narrativa explica a depravação moral dos cananeus que tornou necessário o seu extermínio.

Gênesis 9 é crucial também por outras razões.

É uma passagem que tem sido muito empregada para justificar a escravidão e, em particular, o domínio violento e pecaminoso sobre os povos negros ao longo dos séculos.

Segundo dizem, a maldição de Cam está simplesmente sendo cumprida na medida em que os negros vivem em servidão a outras raças, especialmente aos brancos.

Mas, como pudemos ver, nessa análise cuidadosa de tudo o que foi exposto acima, não há nenhuma base a essa interpretação, e, portanto, a escravidão dos negros que muito foi praticada, nada tem a ver com a maldição lançada sobre Canaã.


Conclusão

Para concluir, estes três homens — Sem, Cam e Jafé, demonstram um retrato dos homens que, ao longo da história, participaram de um relacionamento de Deus com eles, como jamais poderiam imaginar.

No capítulo 12 de Gênesis, vemos a linhagem pela qual virá o Salvador estreitando-se na descendência de Abraão.

Os homens serão abençoados ou amaldiçoados de acordo com sua atitude para com ele (Gênesis 12:1-3).

No Calvário vemos representada a epítome do pecado do homem.

Sem estava presente nos líderes religiosos judaicos que queriam o Messias morto e fora do caminho.

Jafé estava presente nos romanos que se uniram aos judeus para crucificar o Senhor da glória.

E Cam estava presente em Simão Cirineu, que servilmente carregou a cruz de Jesus (cf. Lucas 23:26).

Temos uma escolha a fazer, pois podemos experimentar as bênçãos de Jafé ou a maldição de Canaã.

A profecia de Noé se cumpriu.

A descendência justa finalmente culminou na vinda do Messias, o descendente da mulher (Gênesis 3:15), o descendente de Sem (Gênesis 9:26) e de Abraão (12:2-3).

Em Cristo, pela fé e submissão a Ele como meio de Deus para dar perdão e justificação aos pecadores podemos experimentar a bênção de Jafé.

Desprezando e rejeitando a Cristo — permanecendo em nossos pecados, ficamos sujeitos à maldição de Canaã por toda a eternidade.

Portanto, permaneça firme na sua aliança com o Deus de Sem.

Efésios 4:13-14… até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para o outro e levados ao redor por todo o vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.

Medite nisso, e busque de todo o coração ser aperfeiçoado na sua relação com Deus, e ser usado como Noé foi, trazendo a revelação e o conhecimento do divino ao coração dos incautos nessa terra..

Esse é o papel de um intercessor e profeta apostólico, em Nome de Jesus, Amém!