RELACIONAMENTO COM DEUS

PIEDADE

As palavras piedade, piedoso(a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento, e frequentemente são mal-entendidas.

A palavra que comumente usamos em nosso dia a dia “piedade” vem do Latim, tem cunho religioso, e tem dois sentidos:

1. Amor e respeito às coisas espirituais; devoção.

2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração”

Na linguagem popular, e muitas vezes no Antigo Testamento, a palavra tem o segundo sentido e traz a ideia de compaixão.

Mas, no Novo Testamento, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas.

Quando você encontra a palavra “piedade” ou “piedoso” na leitura do Novo Testamento, pense primeiro no sentido de devoção a Deus (temente a Deus) ou às coisas espirituais, e na santidade.

Na maioria dos casos, essas definições vão comunicar melhor o sentido do original.

Vamos ver alguns exemplos:

1 Timóteo 2:10 fala sobre “mulheres que professam ser piedosas”.

A palavra grega aqui é theosebeia, que obviamente inclui Deus (theos) como o objeto da devoção.

João 9:31 usa uma forma da mesma palavra, onde é traduzido “teme a Deus”.

Outras palavras gregas são traduzidas como piedade, piedoso e piedosamente, especialmente a palavra eusebeia e outras da mesma família.

O sentido principal destas palavras é louvor, reverência ou devoção.

Veja como este entendimento esclarece alguns versículos.

2 Timóteo 3.12 diz que “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.”

O sentido de mostrar compaixão para com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar compaixão?).

Antes, os que demonstram reverência a Deus serão oprimidos.

1 Timóteo 3:16 diz que “grande é o mistério da piedade”,

mas o versículo não fala de sentir dó para os outros.

Fala, sim, dos motivos que temos para adorar a Jesus.

Enquanto os presbíteros devem mostrar compaixão e hospitalidade, a palavra “piedoso” (gr. hosios) em Tito 1:8 quer dizer santo, puro e devoto a Deus.

A nossa palavra “piedade” descreve os dois grandes mandamentos (Mateus 22:37-40),

mas o sentido mais comum no Novo Testamento enfatiza o primeiro, “Amar a Deus”.

O oposto de piedade é ímpio, impiedoso, impiedade.

Podemos entender melhor o significado bíblico de piedade, pela palavra rasha (ímpio) em hebraico, que ocorre cerca de 250 vezes no Velho Testamento, quase sempre em oposição à palavra justo ou santo.

Ímpio na Bíblia é sempre aquele que se opõe a Deus e à sua vontade.

Geralmente por motivo de incredulidade, e portanto não exprime qualquer tipo de devoção a Deus.

Assim, podemos entender o uso que os escritores do Novo Testamento fazem da palavra piedade como que para se referir à condição daqueles que têm fé em Cristo,

e que amam a justiça do evangelho, a Cristo e aos seus mandamentos, expressando-o numa vida de devoção a Deus tanto interna, quanto externamente.

Paulo alinha a piedade em I Timóteo 6.11 com a justiça, a fé, o amor, a constância, e a mansidão.

Em I Timóteo 6.3 e Tito 1.1 o apóstolo Paulo afirma que a sã doutrina, ou seja, a Palavra de Deus, o Evangelho, a verdade, é segundo a piedade, ou seja, a sã doutrina conduz a uma vida piedosa,
e o exemplo perfeito desta vida piedosa está em Jesus Cristo, com o qual então a palavra que pregamos deve estar conformada.

É pela prática da Palavra de Deus que uma pessoa é tornada piedosa, ou seja, devotada aos deveres que tem para com Deus, e isto há de ser visto em sua vida devocional particular ou publicamente, no seu lar ou na Igreja, ou onde mais em que se encontre.

Orar, meditar na Palavra, congregar com os santos, faz parte da piedade, ou seja, da devoção.

A vida de piedade é a expressão prática da nossa adoração e serviço a Deus.

Por isso o apóstolo Pedro a coloca no final da lista de virtudes que relaciona em sua segunda epístola, antes da fraternidade e do amor, como sendo parte deste resultado final,

depois de termos crescido na fé, na virtude, no conhecimento, no domínio próprio, e na perseverança.

Piedade; significa; temor a Deus, Respeito pelas coisas espirituais, e um espírito de devoção no caso, zelo pelas coisas de Deus.

É assim que deve se comportar um servo de Deus, como uma pessoa piedosa.

A palavra desse estudo está em (1 Timóteo 4.7-16).

1ª) Quando uma pessoa confessa o Senhor Jesus como o Senhor e Salvador da sua vida, a primeira coisa que ela tem que fazer é aprender a ser uma pessoa piedosa, ela têm que aprender a ter respeito com as coisas de Deus, e com sua palavra, e ter uma vida de devoção.

Devoção significa adoração e afeto. Uma pessoa piedosa, ela procura o Máximo a santidade.

( Santidade é uma qualidade de uma pessoa de ser santa, e ser santo significa ser separado) separado das coisas que não agrada a Deus.

Ele procura o Máximo em sua vida a obedecer a Deus e a o seu chamado, e a sua maior batalha será contra a sua própria carne no caso o seu Eu.

Muitas pessoas pensam que o seu maior adversário é satanás, não é satanás e sim a sua própria carne, porque se você não der lugar a sua cerne, satanás não poderá fazer nada.

É por isso que ele nos tenta, ele nos tenta para nós darmos lugar a nossa carne e pecarmos contra Deus, e a sim abriremos uma brecha para que ele venha a nos dominar (Efésios 4.27).

Meus amados a nossa maior arma nessa batalha contra satanás, é o nosso amor por Deus, a qual satanás vai fazer de tudo para esfriar com as maldades e as tentações desse mundo,

como está escrito em
Mateus 24.12-13 E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará.

Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.

Uma pessoa piedosa ele nunca busca o seu próprio interesse e sim o de Deus, ele é uma pessoa que jejua; ora; busca; medita;

e procura está sempre na presença de Deus, ele não guarda mágoa, rancor, não se ira facilmente, e etc.

porque ele sabe que esses tipos de sentimentos vão lhe afastar de Deus,

e por isso vigia para que isso não aconteça,

ele procura se esforçar para obedecer à palavra de Deus,

e procura sempre a verdade com perseverança,

ele não é egoísta e procura sempre ajudar os outros em suas necessidades.

Quando você se torna uma pessoa piedosa, muitas pessoas passarão a te abandonar, vão lhe chamar de louco, e passará a lhe perseguir.

2 Timóteo 3.12 E também todos os que piedosamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

Mas não importa o que eles digam ao seu respeito, por que Deus sempre estará ao teu lado dizendo que te ama, e que está contigo e que nunca vai te abandonar.
Uma pessoa piedosa, nunca age com emoção, e sim com razão com base na palavra de Deus.

E procura sempre dizer à verdade seja a quem for com sabedoria e mansidão, obedece às autoridades constituídas por Deus, se elas estiverem de acordo com a sua palavra.

E se você quer chamar a presença do Senhor para a sua vida, seja uma pessoa piedosa assim como foi Cornélio, um homem piedoso temente a Deus, que com a sua piedade chamou a atenção do Senhor para a sua vida. (Atos 10.1-48)

2ª) Impiedade significa; irreverência, incredulidade, insubmissão, traduzindo ímpio disfarçado de crente falso profeta, a palavra desse estudo está em (2 Timóteo 3.1-9).

Uma pessoa impiedosa ele é contrario ao que você leu no tópico acima.

E essa pessoa até pode ter sido um dia piedosa no inicio do seu convertimento, mas no decorrer da sua caminhada, não vigiou e deixou que satanás viesse a esfriar o seu amor por Deus,
e com isso passou agradar mais a sua carne do que ao Senhor, por que para ele o seu ego passou a ser o seu “deus”.

Para uma pessoa deixar de ser piedosa, e passar a ser impiedosa é muito rápido se ela não vigiar, por que a primeira coisa que satanás faz é lhe cegar o entendimento para que ela não veja mais a verdade da palavra de Deus.

E com isso lhe engana fazendo pensar que o que está fazendo está certo, quando ler a Bíblia, só consegue enxergar os erros dos outros ou o que lhe agrada, eles não percebe que está agindo com hipocrisia,

e quando vem alguém lhe mostrar a verdade diz que está lhe julgando ou está lhe enchendo, e depois sai dizendo que a pessoa que quer lhe ajudar está querendo se melhor do que ele.

Têm pessoas impiedosas que não conseguem enxergar que está errada, porque ela não conhece a verdade, mas têm outras que não querem enxergar, porque endurece o coração para não ver o seu erro. (Hebreus. 3.7-8).

É como eu lhe mostrei no item acima, os impiedosos são contrários às pessoas piedosas, eles não têm compromisso com Deus e nem com a sua palavra, quando fazem alguma obra faz de qualquer jeito, não procura se preparar primeiro para depois ir, pensam que com isso vão agradar a Deus.

Mas a palavra de Deus nos diz em (Jeremias 48.10 parte B que maldito é o homem que faz a obra de Deus relaxadamente),

leia também (Mateus 7.21-23).

A verdade é que essas pessoas não aguentaram a sã doutrina que é pela fé, e levantaram mestre para se mesmo, (2 Tm 4.3-4),

e com isso fazem divisões a onde eles estiverem,

não sabem esperar o tempo de Deus e são ansiosos, e por isso escandalizam o nome do Senhor.

Uma pessoa impiedosa, pensa que tudo o que vem em sua mente de bom é de Deus,

ele não consegue e nem têm discernimento Espiritual para perceber se é uma bandeja de satanás ou não,

e tudo o que da vontade de fazer eles fazem, não param para consultar a Deus se é para fazer ou não,

eles têm receio de falar a verdade, mais gostam de bajular e ser bajulados, e gostam de ser exaltados,

é fácil você identificar uma pessoa impiedosa,
é como está escrito em

(Mateus 7.15-20 que conheceremos a arvore pelos os seus frutos), não têm compromisso com Deus,

mas com os homens, e têm a mente voltada para as coisas matérias, são pessoas instáveis que muda a toda hora,

não são confiáveis e não têm palavras,
mais em (Mateus 5.37 diz que seja a sua palavra sim, sim e não, não, por que se passar disso é procedência maligna) (2Pedro 2.9-10) (apocalipse 21.1-11)

O mistério da piedade
Grande é o mistério da piedade (1Tm 3.16).

Os primeiros cristão reconheceram esse mistério como sendo de importância primordial.

Eles estavam de acordo com essa verdade.

Mas o que é “o mistério da piedade”?

Em versos notáveis, ele descreve a missão concluída por Jesus Cristo:

Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos,
pregado entre gentios, crido no mundo recebido na glória. (1Tm 3.16)

Descobrindo a Verdadeira Piedade

“Escrevo-te estas coisas… para que… fiques ciente de como se deve proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” (3.14-15).

Um diácono deve ser marido de uma só mulher.

Grande é o mistério da piedade.

Os falsos mestres virão.

O objetivo de Paulo é que as pessoas de Timóteo vivam uma “vida tranquila e mansa, com toda piedade e respeito” (2.2) – uma piedade moldada pela verdade celebrada no hino.

Piedade pode ser pensada como santidade ou devoção.

A linguagem do pacto nos lembra: ser santo como o Senhor nosso Deus é santo.

Paulo exorta pela busca de santidade, uma vez que “é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser” (4.7-8).

A Piedade é crucial para a santificação na vida cristã.

O que significa ser piedoso?

Você normalmente vai ouvir: “Significa ler a Bíblia, orar e ir à igreja regularmente”.

Contudo, tão importante quanto essas coisas possam ser, elas não são a medida da verdadeira piedade. Em vez disso, Paulo aponta para a vida de Jesus.

O Novo Testamento dá à palavra um toque diferente.

Um mistério na Bíblia é algo que nós não conseguiríamos descobrir por nós mesmos.

Outrora oculto, nos foi dado a conhecer por Deus com a vinda de Jesus (Rm 16.25-26; Cl 2.2).

É um segredo que se tornou público.

Jesus insistiu: “Porque a vós outros é dado conhecer os mistérios do reino dos céus” (Mt 13.11).

Paulo explica que Deus nos deu uma revelação notável sobre a piedade.
A referência final e certa do que somos e como vivemos é encontrada na piedade de nosso Salvador.

Portanto, Cristo permanece central na confissão da igreja.

Sua piedade é honrada pelos anjos adoradores no céu e seguida pelos crentes na terra.

Nos movemos por um caminho de contraste e comparação entre dois mundos, este mundo e o próximo, esta época e a que está por vir.

O poeta nos leva do terreno para o celestial, e em seguida, do celestial para o terreno, e finalmente do terreno ao celestial.

Ele apareceu em um corpo – ou, foi manifestado na carne.

“Carne” aponta para nossa situação humana, para este mundo e para a vida nele.

A carne é fraca e temporária. Salmo 90.6 nos lembra: “de madrugada, viceja e floresce; à tarde, murcha e seca.”

A verdadeira piedade encontra o seu princípio no Filho de Deus encarnado. Jesus veio “em semelhança de carne pecaminosa” (Rm 8.3).

Na carne, ele se humilhou, foi crucificado, e morreu.

Nós fomos à sepultura condenados por nossa culpa.

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós” (2Co 5:21).

Ele foi vindicado (justificado) pelo Espírito.

A sepultura não poderia segurá-lo.

Cristo ressuscitou! Aqui o veredito celestial foi declarado.

Ele foi reconhecido pelo próprio Deus como único inocente que pagou o preço do pecado. Ele é o único justificado, vivo no reino do Espírito.

Sua humilhação não é uma questão de vergonha, mas uma questão de obediência à vontade do Pai.

A proclamação do evento de Jesus é abordado na segunda estrofe de duas linhas.

Ele foi contemplado por anjos.

O amor abnegado do nosso Senhor chamou atenção em todo o cosmo.

Até os anjos foram cativados pelo sofrimento e pela consequente glória de Cristo (1Pe 1.11-12).

Por outro lado: Ele foi pregado entre os gentios.

O ministério de Jesus não foi testemunhado apenas por anjos, mas foi anunciado publicamente entre as nações.

Neste mundo, ele se fez conhecido como o Salvador que foi exaltado pelo Pai depois de ter sido humilhado até a morte pelo seu povo.

O último par de versos descreve a resposta ao evento de Jesus.

Ele foi crido no mundo.
Na presente época, muitos vieram a crer nele.

Sua vida de autonegação não impactou negativamente o ser recebido por muitos por meio da fé.

De fato, sua glória está na cruz de Cristo, pela qual o mundo tem sido crucificado para eles, e eles para o mundo.

A linha de conclusão: Ele foi recebido na glória. “E todos os anjos de Deus o adorem” (Hb 1.6).

O triunfo de Jesus na terra está ligado ao seu triunfo no céu.

Deus reconheceu a conquista do humilde Salvador e o exaltou grandemente.

Os anjos respondem a ele, que é o vitorioso Senhor de glória assentado à direita do Pai: “Digno é o Cordeiro” (Ap 5.12).

Aqui sim você tem o coração piedoso.

Na missão de Jesus nosso Salvador, a verdadeira piedade se torna conhecida neste mundo e no próximo.

Sua vida de amor condescendente, em humilde doação de si mesmo ao seu povo, em obediência ao Pai, é o resumo da piedade.

Escondidos em Cristo, somos capacitados e procuramos viver de acordo com seu exemplo.

O Ensino de Cristo
O segredo para piedade é revelado na vida de Jesus e em seus ensinos.

Ele ensinou abnegação, com a garantia da bênção celestial: “quem, todavia, perde a sua vida por minha causa achá-la-á.” (Mt 10.39).

Este tema é encontrado em todos os quatro evangelhos. Não é uma ideia aleatória.

Paulo não trata isso de forma casual. Ele enfatizou a mensagem de Jesus em seu próprio ensino.

Filipenses 2.6-11.

Aqui Paulo conecta diretamente a piedade de Jesus com a nossa:

“Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo.
Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus” (vs. 3-5).

Ele conclui que devemos
“Fazer tudo sem murmurações nem contendas” (2.14).

Por isso, ele instrui duas mulheres que deixem suas argumentações e “pensem concordemente, no Senhor” (4.2).

Piedade significa duas mulheres em Filipos serem reconciliadas pensando humildemente no bem alheio como melhor do que seu próprio bem.

A vida de Jesus fornece o padrão da piedade.

A fim de reproduzir a piedade de Cristo em sua vida, você não é obrigado a ser como o fuzileiro que se lança sobre a granada para salvar as vidas de seus amigos.

O melhor exemplo é o nosso Salvador inclinando-se para lavar os pés sujos dos discípulos (Jo 13.15).

Pedro considera o exemplo do sofrimento de Cristo e conclui:

“sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes… pois para isto mesmo fostes chamados, a fim de receberdes bênção por herança” (1Pe 3.8-9).

Podemos negar a nós mesmos sem medo de perder o benefício.

Assim como você vive humildemente pelos outros em meio à violência e confusão da vida cotidiana, esteja certo de que o Pai que sustentou e exaltou Jesus, vai sustentar e honrar você. Você está seguro em Cristo.

Esta é a maravilha do mistério da piedade.

Dois mundos estão diante de nós: este mundo de serviço humilde e o da nova criação e das bênçãos eternas. “se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados.” (Rm 8.17).

EXERCÍCIO EM PIEDADE

I TM 4.7-8 Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas, e exercita-te a ti mesmo em piedade; Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.

Portanto, piedade é adorar bem ou corretamente.

Possuir piedade quando se adora a Deus bem e de maneira correta como está proposta nas Escrituras, não é seguir os desejos do seu próprio coração e consciência; mas é seguir o ensino da sagrada Palavra de Deus, a qual permanece para sempre no céu.

Não é necessário estimular a emoção, sensacionalismo, mistificação ou atualizar os modismos.

Deus é eterno, e a Sua Palavra é eterna, o mesmo, ontem, hoje e para sempre.

Assim, o caminho de piedade é estabelecido eternamente e devemos nos esforçar nela.

Quando Caim e Abel adoraram diante de Deus, Caim adorou incorretamente, e Abel adorou corretamente.
Deus aceitou a adoração de Abel,

mas rejeitou a de Caim por Caim não obedecer o mandamento Divino para com a adoração.

Com vingança, injustiça procurou matar a justiça.
É possível matar um homem justo, mas não é possível matar a justiça de Deus.

Adoração aceitável diante de Deus requer adoração de forma correta!

Deus não é forçado a aceitar aquilo que dizem a adoração ser quando vem das imaginações ímpias do homem.

Isto é nada mais que a devoção interna da mente e zelo espiritual no serviço a Deus; é a disposição santa da alma para com Deus.

Um relacionamento espiritual e real para com Deus produzirá ardente e santo zelo para corretamente adorar.

O servo deve exercitar a si mesmo constantemente na Palavra de Deus para não desviar-se em sua adoração.

A PIEDADE É FRUTO DO CONHECIMENTO DE DEUS

“Visto como, pelo seu divino poder, nos têm sido doadas todas as coisas que conduzem à vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2ªPedro 1:3).

A piedade que realmente agrada a Deus, tem que estar absolutamente fundamentada da Bíblia.
Eis a razão da nossa afirmação: a piedade é fruto do conhecimento de Deus!

Tem relação com a atitude correta do homem para com Deus,

o que naturalmente, inclui conhecimento genuíno, culto sincero, fé salvífica, temor filial, submissão no espírito de oração e amor reverente,

tudo, efetivamente, para a glória de Deus, visto que, o alvo da piedade, bem como de toda a vida cristã, é a glória de Deus.

Sabemos que Deus redime, adota e santifica o Seu povo para que Sua glória resplandeça neles e os livre de uma ímpia busca egoísta.

Portanto, a mais profunda preocupação do homem piedoso é o próprio Deus e as coisas de Deus – a Palavra de Deus, a autoridade de Deus, o evangelho de Deus, a verdade de Deus.
Ele deseja ardentemente conhecer mais de Deus e a comunicar-se mais com Ele.

Não temos dúvidas de que a genuína piedade bíblica começa pela compreensão correta do mistério de Cristo, conforme diz Paulo:

“Evidentemente, grande é o mistério da piedade: Aquele que foi manifestado na carne foi justificado em espírito, contemplado por anjos, pregado entre os gentios, crido no mundo, recebido na glória” (1ªTimóteo 3:16).

A piedade foi a tônica do ministério apostólico de Paulo.

É deste modo que ele inicia sua carta a Tito:

Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para promover a fé que é dos eleitos de Deus e o pleno conhecimento da verdade segundo a piedade, 2 na esperança da vida eterna que o Deus que não pode mentir prometeu antes dos tempos eternos 3 e, em tempos devidos, manifestou a sua palavra mediante a pregação que me foi confiada por mandato de Deus (Tito 1:1-3).

Na saudação à Tito, Paulo diz que é apóstolo da parte de Jesus Cristo comprometido com a “fé que é dos eleitos de Deus”

e que seu propósito era que tal fé fosse desenvolvida com base no “pleno conhecimento da verdade (de Deus)”, segundo a piedade.

Deixando claro que o conhecimento das verdades de Deus embora devesse ser cada vez mais intenso e completo,

nunca deve ser arrogante e autossuficiente, pelo fato de nunca poder estar desassociado da piedade, sob pena de nulidade.

Segue-se, consequentemente, que de modo nenhum, a fé se deve separar da piedade.

CONCLUSÃO

Podemos concluir que o verdadeiro conhecimento de Deus, sempre nos conduzirá à piedade prática.

Entretanto, esta aspiração só pode ser concretizada através da comunhão com Cristo e a participação n’Ele, pois fora de Cristo, mesmo a pessoa mais espiritual, vive para si mesma.

Somente em Cristo, os piedosos podem viver como servos voluntários de seu Senhor, fiéis soldados de seu Comandante e obedientes filhos de seu Pai.

Exercita-te, pessoalmente, na piedade, e você repousará no amor de Deus, em Nome de Jesus, Amém!