PALAVRA DE CONHECIMENTO OU DA CIÊNCIA
Dando continuidade ao estudo sobre o Relacionamento com Deus, no tocante a expressão da sua revelação, vamos estudar hoje sobre a manifestação da Palavra de Conhecimento de Deus.
Palavra de Conhecimento é a revelação sobrenatural ao homem de algum detalhe do conhecimento de Deus.
É a comunicação de fatos e de informação que são humanamente impossíveis de serem conhecidos.
Esse dom do Espírito Santo não é o conhecimento que adquirimos de nossas observações, estudos, educação, experiência ou alguma habilidade natural,
mas sim o conhecimento que ultrapassa todos os sentidos do ser humano.
O dom da Palavra do Conhecimento ou Ciência está relacionado com os de revelação,
e por se tratar de um dom do Espírito Santo não deve ser aplicado no sentido intelectual, mas há algum fato que está na mente de Deus e o Espírito quer revelar à igreja.
O QUE É O DOM DA PALAVRA DO CONHECIMENTO
O dom de ciência é um dom através do qual o Senhor faz com que o homem entenda as coisas da maneira como Ele as entende.
Faz que o homem penetre na raiz de cada acontecimento, fato, sentimento ou situação, ou melhor, através do dom de ciência, Deus dá o diagnóstico, a causa de um problema, doença, fato, situação, etc…
Quando estamos com febre, nos dirigimos a um médico para descobrir a causa da febre. Porque a febre não é a doença, mas um sintoma da doença.
Quando alguém está deprimido, queremos resolver o problema da depressão, aliviando os seus sintomas, porém não conseguimos detectar a causa da depressão.
Através do dom de ciência, o Senhor nos revela a causa da depressão, sua raiz, com o objetivo de curar.
O ESPÍRITO SANTO NOS REVELA A PALAVRA DE CONHECIMENTO
Isaías 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.
Não se trata também do conhecimento de Deus e das realidades divinas, adquirido mediante o estudo da filosofia e da teologia.
Este dom não se adquire através de especulações intelectuais.
O que, porém, é verdadeiro, é que ele alcança a inteligência, graças à revelação por parte do Espírito Santo.
I Coríntios 2:4-5 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder; para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.
O Espírito Santo, através deste dom, presta um serviço ao povo de Deus através de nós.
Pelo dom de ciência, Deus ensina ao homem sobre as suas verdades, permite que a sua luz penetre no entendimento do homem.
Deus comunica ao homem informações que são impossíveis de se adquirir humanamente ou por conhecimento natural, pela razão.
Revela uma ação que Deus já está fazendo (a cura), ou uma situação ou mentalidade que precisa ser transformada por Deus, sempre com a finalidade de transformação e conversão através do poder e da misericórdia de Deus que cura o corpo e o coração.
A pessoa que recebe o dom de ciência pode perceber que o Senhor a está tocando através de um sentimento forte, uma certeza interior que nos chega à mente,
pode ser: uma palavra, uma cena da vida da pessoa, uma visualização;
o Senhor nos mostra o que está curando: uma parte do corpo, um problema emocional, uma cura espiritual ou aumentando a fé, chamando à conversão…
Isso pode acontecer após uma oração em línguas, quando nossa mente está aberta e livre para receber a revelação do Senhor.
Lemos no livro de Provérbios 1:2 que os provérbios foram escritos para darem sabedoria (divina) e 1:7 diz que o temor do Senhor é o princípio do saber. Sabedoria, conhecimento e entendimento são temas constantes na Palavra de Deus.
Romanos 11:33 diz: “Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus”; e Colossenses 2:3 diz: “Em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”.
Podemos observar que Deus dá um valor extraordinário a tudo que se relaciona com a manifestação do Espírito Santo através do ser humano.
Através de Provérbios 24:3-6 podemos verificar uma boa razão para isso, pois através deles que somos edificados com aquilo que é permanente.
A verdade é que das muitas necessidades na Igreja e na vida dos cristãos não são os milagres materiais ou a libertação milagrosa que é essencial, mas sim a transmissão da sabedoria do conhecimento e do entendimento.
A manifestação desse dom do Espírito Santo traz uma grande libertação, alegria e poder na vida da Igreja do Senhor.
Podemos entender que os outros dons e operações do Espírito Santo são edificados sobre a Palavra da sabedoria e Palavra do conhecimento e devem ser dirigidos unicamente por esses dons.
Jamais vamos construir algo permanente tendo como base outra coisa qualquer que não seja Sabedoria e Conhecimento divino.
Por isso esses dons devem ser fortemente realçados e buscados, principalmente pelos líderes, evitando assim a destruição da Igreja do Senhor que está em suas mãos.
Jesus nos deu esse principio em Lucas 7:35.
Podemos afirmar que a sabedoria, o conhecimento é provado pelo que eles produzem.
O dom da Palavra do conhecimento produz ótimos frutos e o verdadeiro teste de qualquer obra ou ministério está naquilo que será produzido depois de um certo período de tempo.
Lembre que é “palavra” de conhecimento, e não todo o conhecimento.
Deus vai dar a palavra certa no momento certo.
Podemos ver através da Bíblia Sagrada exemplos bíblicos da “Palavra de Conhecimento”.
Na vida de Jesus Cristo: João 4:17,18; 6:61; 11:11-14; 13:38; Lucas 6:8; 5:22; 7:36-50; 13:16.
Na vida de José:
Gênesis 40:5-19; 41:1-36
Na vida de Samuel:
1 Samuel 3:11-14; 6.; 13:14
Na vida de Eliseu:
2 Reis 8:7-12
Na vida de Daniel:
Daniel 2:19-45; 5
Na vida de Pedro: Mateus 16:16; Atos 5:1-11
Na vida de Paulo:
Atos 18:9-10; 20:29-31; 27:23-24
Mais alguns exemplos de “palavra de ciência” no N.T.
– Lc 1,39-45 – Maria comunica o Espírito Santo a Isabel, como sinal do que iria acontecer em Pentecostes sobre toda a Igreja.
– Lc 1,43 – Isabel recebe o conhecimento de um mistério que, humanamente, ela jamais seria capaz de compreender, a encarnação de Jesus.
Aqui a palavra de ciência veio acompanhada de um sinal físico: o menino… (Lc 1,44).
– Mt 1,18-25 – vem também através de um sonho, como no caso de José.
O Espírito Santo revela a José, em sonho, o mistério da encarnação.
José recebe o dom de ciência (a revelação) e através dele vê acontecer, em si próprio, mudança radical de mentalidade e do conhecimento de Deus.
– Jo 4,16-19 – Jesus fala à samaritana sobre os 5 maridos que tivera.
Esta palavra de ciência fez a mulher perceber que Jesus era um profeta, abrindo a porta do seu coração para a revelação que ele era o Messias.
A samaritana experimentou a misericórdia de Deus aplicada ao pecado de adultério, pois Jesus não a acusou, mas revelou o que sabia.
A palavra de ciência teve o poder de levá-la a arrepender-se, ser perdoada e reconhecer que Jesus o Messias, tendo acesso à “água viva” por ele prometida.
– At 5,1-11 – O Espírito Santo, através da palavra de ciência, revela a intenção secreta do coração de Ananias e Safira.
– Mc 5, 25-34 – A cura da hemorragia. Jesus usa a palavra de ciência como confirmação da cura pelo poder do Espírito Santo e pela fé.
– Lc 5, 17-26 – A cura do paralítico. Quando Jesus diz: “os teus pecados estão perdoados”, ele sabe por revelação que a necessidade maior do paralítico é ser perdoado de seus pecados que, são a causa de muitos males físicos e espirituais.
Para o paralítico eram empecilhos para a ação de Deus em sua vida.
– Jo 4, 50 – A cura do filho de um oficial: “Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está bem!”.
João 1:1-5 uma revelação do Cristo pré-encarnado;
João 11:11-14 Jesus viu Lázaro morto;
em Atos 11:27-30 o profeta Ágabo viu a fome que estava por vir;
em 1 Samuel 10:1-14; Samuel revela diversas coisas que iriam acontecer com Saul;
em Atos 9:10-18; 10:1-9 é revelado o paradeiro de pessoas;
2 Reis 6:9; Atos 20:28-30 avisa de um perigo que está para acontecer;
2 Reis 5:20-27 expõe a hipocrisia;
1 Reis 14; Atos 5:1-10 expõe o engano.
COMO SE MANIFESTA O DOM DA “PALAVRA DE CONHECIMENTO”
O dom da Palavra do Conhecimento pode ser manifesto de várias maneiras:
através de visão ou sonho (Os.12:10; Am. 1:11; Ob. 1:1; At. 10:9-20);
pela voz do Espírito no nosso interior (Rm. 8:16; João 14:26; 16:13-14)
ou em voz audível (Ez. 43:6; At. 10:13-20),
que são as revelações;
e através da verificação ou da consulta às Escrituras (Sl. 119:18; At. 1:15-23; 15:13-21).
Esse dom do Espírito Santo tem como propósito
revelar os pensamentos dos corações, conforme Lucas 5:22; 6:8; 7:36-50; 13:16 e Mateus 3:7-12;
pode envolver os planos dos homens, como ocorreu com o Rei Acabe em 1 Reis 21:17-20;
pode envolver motivos, como em Lucas 6:8;
e geralmente declara conhecimento de fatos do passado, do presente e do futuro.
Esse dom é utilizado por Deus na igreja para alertar os simples que, desavisadamente, podem perecer na trajetória de sua vida, e se derem ouvido ao que o Espírito diz às igrejas, poderão ser livres do mal, salvando suas vidas.
O profeta precisa estar alinhado com os propósitos de Deus para receber as revelações que vêm do Espírito Santo.
Assim ele terá fé e ousadia para passar aquilo que Deus orienta.
E a igreja precisa ver a confirmação para continuar a crer, por isso é muito importante discernir aquilo que é dito durante a manifestação do dom.
O dom de conhecimento tem ligação com os dons de discernimento e sabedoria, que ajudam a confirmar aquilo que o Espírito Santo manifestou e saber se é mesmo a vontade de Deus.
Outro perigo é a manifestação dos falsos profetas (1 Jo 4:1), que usam o dom de conhecimento de maneira errônea para enganar aqueles que servem a Deus.
Paulo em viagem missionária com Silas e Lucas e uma mulher tinha um espírito de adivinhação que foi repreendido por ele.
“Naquele momento Paulo teve a direção de Deus para saber que não vinha dEle o que aquela mulher falava.
É preciso estar em Espírito para discernir quando o que é revelado vem ou não de Deus.
1 João 4.1 Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.
SERIA CORRETO AFIRMAR QUE A PALAVRA DO CONHECIMENTO É UM DOM MUITO IMPORTANTE, MAS NÃO TÃO GRANDIOSO QUANTO A DA SABEDORIA?
Sem dúvida. A palavra da sabedoria é um dos grandes dons; todavia, a palavra do conhecimento nos abre vastos recursos ilimitados do conhecimento divino.
Mesmo que muitos confundam a sabedoria e o conhecimento (ciência), há uma diferença entre as duas:
O dom da ciência é uma informação sobrenatural;
o dom da sabedoria incentiva o desenvolvimento prático que se deve seguir.
sabedoria – é o conhecimento em ação;
ciência – é o conhecimento em si.
Com o dom da ciência o Espírito Santo nos faz ver,
com o dom da sabedoria ele nos leva a agir.
Mas de acordo com a Bíblia a sabedoria e a ciência devem andar juntas (Ef 1.17-19).
Conclusão
Esse dom torna-nos capazes de compreender o profundo significado da Sagrada Escritura, através de uma iluminação sobrenatural sobre os pensamentos de Deus, contidos nas palavras inspiradas.
Esse dom faz com que a nossa inteligência penetre nas verdades divinas sem que empreguemos o esforço do raciocínio.
I Coríntios 2:9-10 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
OS DONS DO ESPÍRITO NÃO TÊM VALOR A MENOS QUE SEJAM USADOS?
Isso mesmo. Uma lâmpada que nunca acende não tem valor.
Os dons são concedidos para serem exercitados e nos tornar canais de transmissão da bênção divina aos outros.
A pessoa por intermédio da qual o dom é manifestado deve ser profundamente disposta a servir ao Espírito Santo de Deus.
I Coríntios 12:7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.
Portanto, agora que você e conhecedor da importância desse dom para o exercício do seu ministério, busque-o em oração ao Senhor,
e deixe o Espírito Santo revelar o que importa para o bom êxito do propósito dEle através da sua vida, em Nome de Jesus, Amém!