RELACIONAMENTO COM DEUS

ESPÍRITO DE FORTALEZA

Dando continuidade ao estudo sobre Relacionamento com Deus, na Fase que explica o que recebemos de Deus no momento da nossa oração, vamos tratar hoje sobre o *Espírito de Fortaleza*:

Isaías 11:2 E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.

Espírito de Fortaleza é outro título do Espírito Santo para mostrar que Ele nos fortalece e nos dá a vitória.

Todas as pessoas passam por momentos em que se sente impotente diante dos problemas que enfrenta.

Nesta hora precisamos de forças e nos sentimos fracos, mas Deus é quem nos fortalece.

E é exatamente no momento em que nos prostramos diante do Senhor, em oração, para clamar por livramentos e invocar a misericórdia do Senhor, é que o Espírito de Fortaleza nos enche com a sua presença e nos fortalece, nos animando e nos fazendo revigorar para continuarmos firmes na batalha

I Samuel 30:6 E Davi muito se angustiou, porque o povo falava de apedrejá-lo, porque a alma de todo o povo estava em amargura, cada um por causa dos seus filhos e das suas filhas; todavia Davi se fortaleceu no SENHOR seu Deus.

Podemos dizer como o apóstolo Paulo “quando estou fraco, então sou forte” (II Coríntios 12.10).

Quando passar por situações assim, clame a Deus para que te dê forças para vencer como Davi ao chamar Deus de sua fortaleza e refúgio

Sl 18.1-2 Eu te amo, ó Senhor, minha força. O Senhor é a minha rocha, a minha fortaleza e o meu libertador; o meu Deus é o meu rochedo, em quem me refugio. Ele é o meu escudo e o poder que me salva,a minha torre alta.

Fortaleza na Bíblia

Deus é nossa fortaleza. Uma fortaleza é uma torre segura, que protege seus habitantes de ataques dos inimigos.

Deus nos protege e defende na hora da dificuldade.

Ele nos protege de todos os lados, como uma fortaleza.

Deus é forte como uma torre. Quando estamos fracos e não temos força para lutar, podemos correr para Deus.

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Salmos 46:1

Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, o meu Deus, em quem confio”. Salmos 91:1-2

DOM DE FORTALEZA

Este é o dom que nos torna corajosos para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia da vida cristã. Torna forte e heróica a fé. Lembremos a coragem dos mártires.

Dá-nos perseverança e firmeza nas decisões.

Os que estiverem dotados desse dom não se amedrontam diante de ameaças e perseguições, pois confiam incondicionalmente no Pai.

Salmos 112:1-8
1 – LOUVAI ao SENHOR. Bem-aventurado o homem que teme ao SENHOR, que em seus mandamentos tem grande prazer.
6 – Porque nunca será abalado; o justo estará em memória eterna.
7 – Não temerá más notícias; o seu coração está firme, confiando no SENHOR.
8 – O seu coração está bem confirmado, ele não temerá, até que veja o seu desejo sobre os seus inimigos.

Em Apocalipse vemos “Nada temas ante o que hás de sofrer. Por estes dias o demônio vai lançar alguns de vós na prisão, para pôr-vos à prova. Tereis tribulações durante algum tempo. Sê fiel até a morte, e te darei a coroa da vida” (Ap 2,10).

O dom da fortaleza é uma forma de partilhar daquela força que fez Jesus subir a Jerusalém e lá tomar sua cruz e dar sua vida por nós.

Esta força é completamente despida de violência e cheia de ternura.

O dom da fortaleza une, em nós, duas virtudes que na natureza humana andam separadas: a virtude da força para realizar o que nos é proposto

– que nos faz passar por cima de qualquer coisa para atingirmos nosso objetivo

– e a virtude da doçura e bondade, que é aquela que nos faz ter atenção e cuidado com todos aqueles que convivemos.

Na nossa experiência diária essas duas virtudes estão bem separadas.

As pessoas fortes, decididas e empreendedoras tendem a ser pouco sensíveis em relação àqueles que estão no seu caminho, justamente para cumprir suas metas.

E as pessoas amáveis e atenciosas com os outros tendem a ter mais dificuldade de usar a força no momento necessário e, consequentemente, têm dificuldades de atingir seus objetivos.

O dom da fortaleza nos unifica interiormente para que a força e a ternura operem com a intensidade que cada situação necessita.

Desta forma, podemos realizar com precisão e eficácia a vontade de Deus na nossa vida.

Outra característica do dom da fortaleza é que ele nos possibilita passar pelos momentos difíceis e sofridos sem abatimento, ao contrário, com coragem e determinação;

e mais ainda, sem guardar ressentimentos das pessoas e dos acontecimentos, e sim vendo nisso uma oportunidade de unir-se a Jesus na sua ressurreição.

Tudo isso com paz no coração e ternura nas atitudes.

O Propósito do Espírito de Fortaleza

Salmos 144 diz: “Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a batalha e o meus dedos para guerra; Benignidade minha e FORTALEZA minha; alto retiro meu e meu libertador és tu; escudo meu, em que eu confio, e que me sujeita o meu povo.

Abaixa, ó SENHOR, os teus céus, e desce; toca os montes, e fumegarão. Vibra os teus raios e dissipa-os; envia as tuas flechas, e desbarata-os.

Estende as tuas mãos desde o alto; livra-me, e arrebata-me das muitas águas e das mãos dos filhos estranhos”

A Fonte de Fortaleza do Espírito Santo

A força que vem da Palavra de Deus produz em nós não somente Poder e Graça como também cria em nós um depósito de armas e munições para guerra,

armas estas que aos olhos naturais pode parecer sensíveis, frágeis, desprezíveis e sem nenhuma eficácia, porém extremamente poderosa em Deus para destruir fortalezas das trevas.

Porém o Arsenal do SENHOR dos Exércitos contém Escudos de Proteção, Flechas de Fogo, Armaduras de Deus revestidas de Poder e Glória.

Mas para isso é preciso Fidelidade do Escolhido de Deus e um Coração repleto da Palavra de DEUS que honra seus princípios pois podemos comprovar no Evangelho de

Marcos 12:30 “que devemos amar ao SENHOR teu Deus de todo o teu coração e toda a tua alma, e todo o teu entendimento e de todas as tuas forças”,

pois tudo o que ofertamos ao SENHOR nos Ele devolve com generosidade concedendo muito além da Força, mas o seu Próprio Espírito de Fortaleza que é a raiz de todo fortalecimento para vencer todas as nossas batalhas e combates da nossa vida cristã,

nas quais temos a liberdade de declarar com toda autoridade em de acordo com

Filipenses 4:13: Posso todas as coisas Naquele que me fortalece

O Propósito do Espírito de Fortaleza

Como Neemias 8:10 declara “A Alegria do Senhor é nossa Força” assim ocorre quando adoramos ao Senhor servindo-O em meio ao caos, tempo de crise, aos insultos, zombaria, às críticas, doando Adoração em Espírito e em Verdade com Alegria.

O Espírito de Fortaleza nos concede a Graça de termos um nossas mãos uma Arma de Guerra infalível que é a Verdadeira Adoração e Convicta da Vitória

assim faz o SENHOR ao liberar esse poder sobre seu Guerreiro Espiritual segundo Isaías 11:2

Quanto mais adorador e amante genuíno dos preceitos da Palavra de Deus gradativamente torna se mais fortalecido na força do Poder de Deus para lutar contra o império dominador deste século revestido do Poder de Fortaleza

a fim de edificar no Espírito e guardando nosso coração de modo a frutificar e multiplicar nossa Fé, a Paz em nosso pensamento, sentimentos, emoções e vontades, a segurança da Verdade e de nossa Salvação em nome de Jesus.

Sem o Espírito de Fortaleza não podemos prosseguir, pois a renovação de nossa fé que opera e revigora nossa saúde mental, intelectual, emocional, física vem Dele.

Como posso receber a força espiritual?

Vejamos o exemplo de cinco homens que receberam a força de Deus para vencer:

1- Sansão – FORÇA FÍSICA: Juízes 14.5,6

Sansão é conhecido como o homem mais forte que já existiu no mundo. A origem de sua força era Deus.

Quando os inimigos do povo de Deus os afrontavam, Sansão clamava ao Senhor e então, era possuído por uma força extraordinária vinda do Espírito Santo para capacitá-lo a defender seu povo.

Toda vez que o povo de Deus era atacado por um inimigo, Sansão ficava revoltado e Deus lhe supria força para combater a injustiça.

Assim como Sansão, vemos o inimigo afrontar o povo de Deus todos os dias. Famílias são destruídas.

Igrejas são profanadas. Servos de Deus passam por injúrias.

Inúmeros outros problemas são provocados por satanás para prejudicar o povo de Deus.

Como servos de Deus, devemos pedir a Deus forças para enfrentar estas coisas e defender os oprimidos como quem tem “fome e sede de justiça” (Mateus 5.6).

Há momentos em que mesmo que nossa cabeça e coração queiram fazer algo, nosso corpo não consegue acompanhar porque estamos cansados demais.

Nesta hora precisamos de um renovo das forças físicas para dar continuidade.

Jesus sabia que as pessoas nos últimos dias seriam atarefadas demais e lhes deixou o convite “vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28).

Você está precisando de forças físicas para lutar?

Peça a Deus que renovo suas forças e te ajude a continuar!

2- Elias – FORÇA EMOCIONAL: I Reis 19.1-8

Elias estava tão fraco e apavorado que chegou a pedir a Deus para morrer.

Mesmo tendo vencido centenas de inimigos, estava esgotado mental, física e espiritualmente.

Recebeu uma notícia de que seria perseguido por Jezabel até a morte e isso para ele foi como a gota d’água. Parecia que era o fim.

Elias sentia que não teria mais forças para continuar.

Foi neste momento que Deus interviu para restaurar a vida de Elias e lhe dar a vitória que precisava.

Elias dormiu à beira Tendo alimentado, recebeu ordens para continuar sua jornada até o monte de Deus.

Com ajuda daquela soneca e do lanche, Deus o fortaleceu e ele caminhou 40 dias e 40 noites.

Como Elias, muitas vezes passamos por embates pesados demais para nós.

E mesmo tendo vencido à vezes ficamos esgotados.

Quanto mais ainda quando não conseguimos alcançar nossos objetivos e somos pressionados pelas exigências da sociedade.

A frustração é terrível.

Nestes momentos precisamos fazer como Elias e descansar um pouco, se alimentar adequadamente e então continuar a caminhada.

As pausas fazem parte da vida.

Até um aparelho ou máquina precisa de tempo para descansar. Quanto mais nós. O corpo precisa de tempo para dormir bem.

A mente precisa repousar e relaxar para depois continuar o seu trabalho.

Muitos problemas que temos são em razão do excesso de atividades e compromissos.

Por causa de tanto desgaste emocional que enfrentamos no dia a dia, precisamos cuidar das emoções. Refletir na vida.

Gerenciar os sentimentos que invadem nossos corações.

Procure pessoas que venham nutrir suas emoções de amor, paz e alegria de maneira que tenha um pouco de descanso e depois possa continuar sua luta diária.

Você tem tirado uma pausa para descansar e renovar suas forças?

Pare um pouco para se renovar e então continue sua caminhada!

3- Neemias – FORÇA INTELECTUAL: Neemias 8.10

Quando Neemias estava construindo os muros de Jerusalém enfrentou muitas dificuldades.

Inimigos do povo de Deus não queriam ver a obra realizada. Pessoas tentaram desanimá-lo.

Muito mais que os muros de pedra e as portas que estavam destruídas, a estima do seu povo havia desmoronado também.

Mas ele continuou firme declarando que servia a Deus com alegria.

Neemias estava concentrado em sua tarefa e não aceitava nenhum tipo de distração que o tirasse de seu propósito de reconstruir os muros da cidade.

Precisava calcular bem cada etapa da obra.

Precisava gerir os trabalhadores e conseguir material para a reforma.

Sua mente estava cansada e cheia de informações.

A alegria de ver cada tijolo sendo reerguido, cada porta sendo restaurada e os sorrisos das pessoas voltando aos rostos era o que mantinha a mente de Neemias disposto a continuar.

Sem alegria é difícil fazer qualquer coisa.

Porém com alegria, a mais complicada tarefa se torna um prazer.

Uma mente triste não consegue pensar.

Por isso devemos “servi ao Senhor com alegria”(Salmos 100.2).

Como Neemias, precisamos pedir a Deus que nos dê alegria para fazer sua obra.

Quando estiver desanimado, peça do Espírito de Fortaleza que te dê alegria pra continuar.

Você se sente fraco e triste? Precisa de renovo intelectual?

O Espírito Santo te alegra e te dá idéias brilhantes!

4- Daniel – FORÇA ESPIRITUAL: Daniel 10.16-19

Daniel recebia revelações tremendas de Deus. Era visitado por anjos do Senhor que lhe traziam mensagens especiais.

Segundo Daniel isso era cansativo para ele.

Estava constantemente em jejum. Sua mente era muito ocupada.

As emoções do profeta ficavam abaladas e quase não resistia. A batalha espiritual era intensa.

Neste texto lido, o profeta Daniel cai ao chão quando ouve a voz do anjo.

O mensageiro angelical toca no profeta e fala palavras de força.

Daniel se sente fortalecido ao ouvir o anjo e lhe pede “fala, meu Senhor, pois me fortaleceste” (Daniel 10.18).

A Palavra de Deus nos fortalece como fez com Daniel.

Quando precisar de forças para continuar a jornada, busque reforço espiritual nas Escrituras.

Nossa luta nunca é maior do que podemos suportar (I Coríntios 10.13).

A batalha espiritual é uma realidade que não pode ser ignorada.

Mesmo sem poder ver com olhos carnais, devemos saber que o tempo todo há uma luta entre o bem e o mal.

Anjos e demônios num combate que só terminará no dia final (Apocalipse 12.9).

Daniel sabia disso e como governador no império da Babilônia não quis usar sua influência para defender seu povo, antes preferiu lutar espiritualmente através da oração.

Como cristãos devemos sempre tomar cuidado para não lutar contra as pessoas e sim repreender os demônios como Jesus ensinou,

“Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” (Efésios 6.12).

Quando sentir que a batalha espiritual está pesada demais peça a Deus que te dê forças para continuar lutando em oração.

Você tem buscado forças na Palavra de Deus?

A Bíblia tem o alimento que fortalece sua vida espiritual!

5- Davi – FORÇA DA ALIANÇA: I Sm 16.18

“Então, respondeu um dos moços e disse: Conheço um filho de Jessé, o belemita, que sabe tocar e é forte e valente, homem de guerra, sisudo em palavras e de boa aparência; e o SENHOR é com ele.” (1 Samuel 16.18)

Davi era este homem, um modelo de força, uma verdadeira fortaleza inexpugnável.

Mas porquê? Por causa do seu porte físico? Da sua inteligência? Da sua aparência?

Não… “Porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, o SENHOR, o coração.” (1 Samuel 16.7)

E era neste campo que Davi marcava a diferença, porque tinha o coração segundo o de Deus.

“Achei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará toda a minha vontade.” (At 13.22)

Por este motivo, Deus deu a Davi o Seu Espírito, que se revelava na força que este tinha. Davi não tinha medo de nada.

Ele lutara contra um leão e um urso e agora enfrentava Golias, um gigante, com mais do dobro da sua altura e que afrontava uma nação inteira!

Mas, por que é que Davi era forte?

Forte: Ele era, acima de tudo, interiormente, até porque, fisicamente, a esta altura, ele era apenas um jovem rapaz.

Valente: Pois enfrentava tudo, não tinha medo de nada.

Sisudo em palavras: Era prudente, moderado, sensato e ajuizado.

Homem de guerra: A sua arma era a fé.

E quando enfrentou Golias Davi abriu mão das armas do mundo (armadura).

Davi, até então, nunca tinha ido para a guerra.

Não tinha experiência de batalha.

E como pode uma pessoa que nunca tinha estado numa guerra ter essas qualidades?

Resposta: O ESPÍRITO SANTO

Para Davi, o seu maior tesouro era a sua fé, por isso o Espírito Santo nele manifestava-se através da força, robustez, vigor, solidez, firmeza e força moral.

O dom da Fortaleza é também uma virtude.

E a virtude é um bem e um dom dado pelo Espírito Santo, que nos ajuda a dizer “não” ao pecado, a uma proposta aliciadora, à pressão social, a certas modas que prejudicam a nossa vida espiritual.

O Espírito de Fortaleza faz com que o cristão saiba resistir a certas influências e a não se deixar conduzir pela pressão do grupo ou de amigos com quem está envolvido.

Viver sob a orientação do Espírito Santo é lutar em todos os momentos da nossa vida contra os nossos próprios desejos e anseios e dar vazão e liberdade à atuação de Deus, mesmo quando isso nos pareça inviável.

Com este dom, a pessoa mantém a sua personalidade, sendo aquilo que realmente é, colmatando as suas fraquezas, mas, conservando sempre os valores cristãos.

CONCLUSÃO: Isaías 40.28-31

O Espírito Santo é Fortaleza para a vida do cristão. Com Sua força infinita e inesgotável, Deus capacita o crente para vencer.

Como Deus fez com Sansão, também nos dá forças físicas.

Como com Elias, o Senhor renova nossas forças emocionais.

Como Neemias, também recebemos capacidade intelectual para planejar.

E quando precisamos de forças espirituais, a exemplo de Daniel, devemos buscar em oração.

Peça ao Senhor que renove suas forças físicas, emocionais, intelectuais e espirituais e então se lembre de

“Amarás, pois, ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças” (Marcos 12.30).

Jesus nos fortalece quando não conseguimos mais e nos ajuda a vencer tudo.

Com ajuda do Espírito Santo você pode declarar “tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13).

O Espírito de Fortaleza te capacita para vencer, em Nome de Jesus, Amém!