RELACIONAMENTO COM DEUS

RECEBER DO ESPÍRITO SANTO

At 1.8 Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.

Estamos iniciando uma nova fase, na qual aprenderemos sobre o que recebemos de Deus enquanto nos relacionamos com Ele.

Muitos têm uma expectativa errada, ou limitada quanto a esse tópico, pois acham que receberão somente o que pedirem ao Senhor.

Enquanto oramos, o nosso Senhor, que é onisciente, onipresente e onipotente, por conhecer a nossa real necessidade, nos alimenta e nos alicerça com a série de benesses, que nos permitirão alcançar a plenitude do seu propósito de forma plena e dirigida por Ele.

Na verdade, precisamos abrir o nosso entendimento sobre o que representa o poder dessa Relação com Deus, e para isso precisamos conhecer alguns segredos espirituais com mais profundidade.

A quem devemos apresentar nossa demanda: ao Pai, ao Filho ou ao Espírito Santo?

Toda oração deve ser direcionada ao Deus triúno – Pai, Filho e Espírito Santo.

A Bíblia ensina que podemos orar a um ou aos três, porque os três são Um.

Ao Pai, oramos com o salmista: “Atende à voz do meu clamor, Rei meu e Deus meu, pois a ti orarei” (Salmos 5:2).

Ao Senhor Jesus, oramos da mesma forma que oramos ao Pai, porque eles são iguais.

Oração a um dos membros da Trindade é oração a todos.

Estêvão, enquanto estava sendo martirizado, orou: “Senhor Jesus, recebe o meu espírito!” (Atos 7:59).

Também devemos orar no nome de Cristo.

Paulo exortou os crentes da igreja de Éfeso a sempre dar “graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo” (Efésios 5:20).

Jesus assegurou aos seus discípulos que qualquer coisa que pedissem em Seu nome – quer dizer, Sua vontade – seria concedido (João 15:16; 16:23).

Semelhantemente, devemos orar ao Espírito Santo e em Seu poder.

Paulo pediu ao Espírito que unisse os corações dos crentes da igreja de Corinto (2 Coríntios 13:14).

Além disso, o Espírito nos ajuda a orar mesmo quando não sabemos como ou pelo que pedir (Romanos 8:26; Judas 1:20).

Talvez a melhor forma de entender o papel da Trindade em relação à oração é que oramos ao Pai, através do Filho, pelo poder do Espírito Santo.

Todos os três são participantes ativos na oração do cristão.

Conhecendo a obra do Espírito Santo

A verdadeira Relação com Deus, não é somente a manifestação da vontade de Deus para nós; mas é a manifestação da vontade de Deus em nós.

Para isso, é muito importante diferenciarmos o que representa ter o dom de Deus em nós e a manifestação do Espírito de Deus através de nós.

a) Quanto aos dons, o Senhor nos ministra:

I Co 12.31 Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente.

I Co 14.12 Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.

b) Quanto ao Espírito Santo:

I Co 12.7 Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil.

Vamos entender mais alguns segredos espirituais:

I) Orar em línguas

1. É um dom de Deus
I Co 12.10 E a outro a operação de maravilhas; e a outro a profecia; e a outro o dom de discernir os espíritos; e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação das línguas.

2. Falar em línguas nos leva a falar com Deus
I Co 14.2 Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios.

3. Traz edificação pessoal
I Co 14.4 O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo

4. Deve-se buscar a interpretação
I Co 14.13 Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.

II) Orar no Espírito

Jd 1.20-21 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

Em Efésios 6:18, Paulo nos ensina: “com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos”.

Preste atenção: Como podemos orar com toda oração e súplica por todos os santos se ninguém, incluindo o orante, entende o que está sendo dito?

A verdadeira oração é realizada no Espírito. Orar no Espírito não é falar em outras línguas, ou ter uma experiência de êxtase emocional.

Alguns, com base em I Coríntios 14:15, igualam orar no Espírito com orar em línguas.

Ao discutir o dom de línguas, Paulo menciona “Orarei com o espírito”.

1 Coríntios capítulo 14 declara que quando uma pessoa ora em línguas, ela não sabe o que está dizendo porque está falando em uma língua desconhecida.

Além disso, ninguém pode entender o que está sendo dito, a menos que haja um intérprete.

Mas, orar no Espírito significa orar conscientemente, em nome de Cristo, capacitado e dirigido pelo Espírito Santo a encontrar a vontade do Pai.

A palavra grega traduzida “orar em” pode ter vários significados diferentes.
Pode significar “por meio de”, “com a ajuda de”, “na esfera de” e “em conexão ao”.

Portanto, orar no Espírito não é orar em línguas estranhas, mas deve ser entendido como orar no poder do Espírito, de acordo com a liderança e vontade do Espírito Santo.

Jd 1.20-21 Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo, 21 Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.

Orar no Espírito refere-se a como estamos orando.

É orar por coisas que o Espírito nos leva a mencionar.

III – Para que eu possa orar no Espírito Santo, eu preciso:

a) Ser cheio do Espírito Santo

At 2.4 E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.

At 4.31 E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo, e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.

Ef 5.18 E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;

Para orar no Espírito é indispensável que desejemos ser cheios do Espírito e para isso eu preciso dar liberdade ao Espírito Santo em minha vida.

b) Precisa ter uma vida no Espírito

Rom 8.9 Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.

Gl. 5.25 Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.

Deixe o Espírito Santo de Deus conduzir sua vida, através da Palavra Viva que é Jesus, e os seus caminhos serão aplanados e sua vida será frutífera honrando ao Senhor da Glória todos os dias da sua vida.

c) Ser ministrado pelo Espírito Santo quanto ao que devemos pedir

I Co 2.9-10 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.
10 Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.

I Co 2.12-13 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.

Ore mais não para pedir coisas terrenas, mas para buscas as espirituais.

Invista mais tempo em buscar do Espírito Santo a verdadeira revelação e direção para as suas palavras e para isso entre nos Seus átrios com gratidão e adoração, pois o Senhor busca os verdadeiros adoradores.

d) O Espírito Santo de Deus ora por nós e através de nós

Rom 8.26-27 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis. 27 E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que segundo Deus intercede pelos santos.

Fl 2.13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Quanto você tem uma vida cheia do Espírito Santo, no abrir da sua boca fluirão rios de Águas Vivas e você será uma trombeta na presença do Senhor.

Mas não somente em profecias, mas na manifestação do poder de Deus através da sua vida, pois esse é o desejo do Senhor para o seu ministério, como Paulo nos ensina pelo Espírito.

I Co 2.4-5 A minha palavra, e a minha pregação, não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração de Espírito e de poder;
5 Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de Deus.

IV – O que recebemos quando oramos no Espírito
.
1) Recebemos a revelação da vontade de Deus para as nossas orações

I 5.Jo 14-15 E esta é a confiança que temos nele, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a sua vontade, ele nos ouve. 15 E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que lhe fizemos.

I Jo 3.22 E qualquer coisa que lhe pedirmos, dele a receberemos, porque guardamos os seus mandamentos, e fazemos o que é agradável à sua vista.

2) Veremos a manifestação de milagres e maravilhas

At 5.12 E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos.

At 5.14-16 E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais.
15 De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles.
16 E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.

3) Receberemos dons espirituais que nos habilitarão para o pleno exercício do Ministério de Cristo na Terra.

Isaías 11.2 E repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do Senhor.

Essa é a chave apostólica para esse fase desse estudo.

Quando o Espírito Santo encontra morada em nós, isto é, repousa em nós, tem liberdade e autorização de agir em nós, e através de nós,

Ele ativa uma série de operações espirituais que servem como uma operação que nos cura, nos fortalece, e nos habilita para viver a grande experiência com Deus.

E são esses dons e operações do Espírito Santo, que vamos tratar durante essa fase deste estudo.

Portanto se prepare no seu coração para viver poderosas revelações de Deus, através do Seu Santo Espírito.

V – CONCLUSÃO

Quando você se propõe a buscar com intensidade ao Espírito Santo, e se entrega de coração para que Ele faça uma obra em sua vida, e através da sua vida,

Ele vai te batizar com o Fogo do Altar e você será uma labareda de fogo, como o Senhor sempre desejou,

e você será capacitado por Ele para a realização do seu ministério com poder,

e grandes serão os sinais que lhe seguirão, pois somente o Espírito de Deus terá autoridade e liberdade de usar a sua vida segundo a Sua inteira vontade,

e assim, a sua vida não será mais cheia de problemas ou dificuldades carnais, mas a alegria verdadeira e o gozo estarão presentes no seu coração,

pois verdadeiramente o Espírito Santo habitará em você e se manifestará através de você, pois esta é a vontade do Pai.

Seja cheio do Espírito Santo de Deus, e deixa Ele realizar uma grande obra na sua vida, em Nome de Jesus, Amém!!!